Em seu melhor momento, o ovo é o “queridinho” das refeições brasileiras. Em 2018, o Brasil vendeu 44 bilhões de unidades de ovos, segundo estudo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O mesmo dado mostrou que no ano passado, cada brasileiro consumiu cerca de 212 ovos.

Segundo a nutricionista do Grupo MantiqueiraSandra Wages, os benefícios dos ovos são inúmeros porque atuam em diferentes sistemas do organismo. Na velhice, as propriedades do alimento continuam atuando na preservação da memória e da visão, fazendo o corpo reverter o ovo em energia. Além disso, as vitaminas presentes no alimento produzem hemácias e combatem os radicais livres, que podem causar danos no tecido das células. Outro benefício importante, principalmente para os mais velhos, é que o ovo contém substâncias que ajudam no controle do diabetes.

Mas, depois de tanto tempo sendo considerado vilão, o alimento ainda é cercado de muitos mitos! Conhecendo os mitos e as verdades fica mais fácil consumir ovos. Veja o que é mentira e o que é verdade quando o assunto é ovo.

– Aumento da taxa de colesterol

A gema realmente é rica em colesterol, e também é nela que encontramos o maior número de nutrientes para o corpo humano. Estudos recentes comprovam que a taxa de colesterol dos alimentos nem sempre influencia na taxa de colesterol do nosso sangue, isso depende de outros fatores como falta de exercício físico e alimentação pobre em fibras.

– Ovo emagrece

Verdade! Isso porque o alimento é rico em proteína, dessa forma a digestão é mais lenta, é a sensação de saciedade é maior, o que pode ajudar no processo de emagrecimento.

– Segundo melhor alimento do mundo

É verdade! Isso porque o ovo reúne diversos benefícios para a saúde, em primeiro lugar fica o leite materno.

– Lavar os ovos

Mito! Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não é necessário lavar os ovos, inclusive essa atitude tira a proteção do alimento, deixando ele mais vulnerável às contaminações. É necessário apenas armazená-lo em locais adequados.

– “Ovo cru faz mal”

Sim, é verdade! O alimento na forma crua fica mais vulnerável para disseminar a Salmolenose, uma doença que é transmitida através da bactéria Salmonella.

– Não guardar os ovos na porta da geladeira

Verdade! Devemos armazená-los na geladeira e não na porta da geladeira. Isso porque neste local eles ficam mais vulneráveis às rachaduras, e rachados, ficam mais expostos às possíveis contaminações.

– Ovo de casca azul não deve ser consumido

Mito! A casca do ovo varia conforme a raça da galinha! Por isso encontramos os brancos, marrons, azuis e verdes, mas isso não influencia em nada no valor nutritivo do alimento.

Fonte: assessoria de imprensa


Leia também

Calma, o ovo é do bem!