Na história da gastronomia existe um consenso entre os estudiosos de que o soufflé surgiu no início do século XIX, na França. Não é possível afirmar quem foi o inventor do prato, porém existem os defensores que afirmam que o bolinho tenha sido criado por Marie-Antoine Carême, que também é conhecida pelo nome de Antonin Carême.
Carême nasceu alguns anos antes da Revolução Francesa e seu currículo se destaca por ter cozinhado para pessoas como o rei Jorge VI, da Inglaterra, por exemplo. Há também historiadores que defendam que o soufflé tenha silo elaborado por Jean Anthelme Brillat-Savarin, outro francês, que nasceu no século XVIII. Jean destaca-se por ser o autor do livro Physiologie du goût (“A fisiologia do gosto”), considerado uma obra de extrema importância na história da gastronomia.
O Chef Jonas Leite, especialista em cozinha Europeia, explica como fazer esse clássico prato da gastronomia francesa como sugestão para o dia dos pais.
Soufflé
Ingredientes
150 ml de leite
2 ovos
1 folha de louro
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa bem cheia de queijo gruyere
1 colher de chá bem cheia de manteiga
1 cravo
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino branca moída
Modo de preparo
- Pré-aqueça o forno a 200º C.
- Unte os ramequins (pequena tigela de porcelana) com manteiga e polvilhe um pouco do queijo ralado.
- Derreta a manteiga em uma panela. Adicione a farinha de trigo e mexa por aproximadamente dois minutos, até ficar levemente dourado. Retire a panela do fogo e comece a bater sem parar com o auxílio de um fouet e adicione o leite aos poucos. Coloque a folha de louro.
- Retorne a panela para o fogão, aumente a temperatura e continue mexendo até ferver. Abaixe o fogo, tempere e deixe cozinhar por volta de 10 minutos, mexa a cada dois minutos até engrossar um pouco, mas ainda ter a consistência mais líquida.
- Deixe amornar.
- Adicione uma gema de cada vez ao bechamel, mexendo sempre.
- Adicione o restante do queijo ralado.
- Bata as claras em neve e adicione delicadamente ao bechamel.
- Coloque para assar a 180º C até que fique dourado.