O arroz à grega original é um prato com cara de festa, colorido e nutritivo. Ele é popular sobretudo no Natal e Ano Novo, como acompanhamento de pratos de carne e de peixe. No entanto este arroz colorido é tão democrático e fácil de fazer que você pode preparar também no seu cotidiano. Confira a receita do chef da Tramontina, César Neto.

Ingredientes

2 xícaras de arroz

4 xícaras de água (960 mililitros)

2 colheres de sopa de óleo

½ cebola picada

1 cenoura picada em cubos

½ pimentão vermelho em cubos pequenos

½ pimentão amarelo em cubos pequenos

2 colheres de sopa de uva-passa

3 colheres de sopa de ervilha cozida

3 colheres de sopa de milho

salsinha picada

sal

Modo de preparo

Refogue a cebola no óleo em fogo médio

Dica: A cebola refogada deixa o arroz grego mais saboroso! Para um saborzinho extra prefira usar azeite de oliva no lugar do óleo comum.

Em seguida baixe o fogo, acrescente a cenoura e o pimentão e refogue por 5 minutos, para liberar os sabores. Adicione o arroz e refogue junto, mexendo de vez em quando, até os grãos de arroz ficarem transparentes.

Adicione a água, tempere com sal e deixe cozinhar parcialmente tampado por 10-15 minutos. No fim desse tempo o arroz grego tradicional deverá ter absorvido toda a água, o que significa que está pronto. Em caso de dúvidas prove para conferir que não está cru. Por fim coloque a uva-passa, a ervilha e o milho e misture. 

Prontinho! Sirva este arroz à grega como acompanhamento de carnes, molhos, saladas e bom apetite! Rendimento: 6 porções.