No dia 17 de março é comemorado o dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda. A data até então era comemorada em países de língua inglesa, mas como o evento foi conquistando cada vez mais atenção, outros países também incluíram no calendário, inclusive o Brasil.
Mas quando se fala no “St. Patrick´s Day”, muita gente costuma ter dúvidas sobre como essa data surgiu, o que significa o trevo e a cor verde e outras particularidades da festa. Para explicar algumas dessas questões, o mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, fala sobre algumas características do evento.
Como surgiu essa data?
O Dia de São Patrício é comemorado desde 1997 no dia 17 de março, e celebra a morte de São Patrício, padroeiro da Irlanda. As pessoas costumam se vestir predominantemente com trajes verde e participam de uma caminhada festiva. Na Irlanda, as comemorações duram quase uma semana.
No passado, ao invés de ser uma grande festa, era apenas uma celebração religiosa. Só em 1903 se tornou um feriado público. Na Inglaterra, o irlandês Jjames O´Mara foi o responsável por introduzir através do Parlamento. Anos depois, ele incluiu uma lei que proibia que os Pubs fechassem no dia 18 de março (sofrendo mudança na década de 1970). No ano de 1931 aconteceu a primeira manifestação em Dublin.
Quem foi São Patrício?
Apesar de ser padroeiro da Irlanda, Patrício nasceu na Inglaterra Romana no século V.
Quando ele tinha apenas 16 anos foi sequestrado por piratas irlandeses e levado para a Irlanda como escravo. Não se sabe o local exato que do cativeiro que ele ficou, mas segundo sua confissão, ele teve um sonho com Deus que pediu para que ele fugisse até o litoral para embarcar em um navio e retornar à Bretanha. Quando retornou, entrou para o mosteiro de Ésir, em Auxerre na Gália, sob orientação do santo bispo Germano.
Mas em 432, afirmou ter recebido um chamado para voltar à Irlanda, só que agora como bispo e para evangelizar os irlandeses. Uma das histórias que é contada é que ele utlizava um trevo de três folhas para explicar a doutrina da Santíssima Trindade para os irlandeses. Patrício faleceu no dia 17 de março de 461.
A cor verde
Por conta da lenda do trevo de três folhas, nas celebrações do dia de São Patrício, os participantes usavam adereços com estampa da planta, além de fitas e similares, por isso a cor verde se tornou uma tradição da festa.
O chope verde
Além das roupas, quem costuma comemorar o dia de São Patrício geralmente não abre mão de brindar com o chope verde. Apesar de existir diferentes versões da bebida, é possível fazer em casa sua própria cerveja com a cor da festa. Basta colocar algumas gotas de corante verde próprio para produção de alimentos (entre 1 e 6) em uma caneca com cerveja e pronto. Lembrando que o mais recomendável e para conseguir que o resultado final seja satisfatório é fazer essa experiência com cervejas claras.
O original estilo de cerveja Irlandês
Por conta de o chope verde gerar curiosidade ao redor do mundo por causa de sua cor e pelo fato de ser uma bebida que se tornou um símbolo do dia de São Patrício, muitos passaram a acreditar que é uma cerveja com um sabor diferente e típica da Irlanda.
O fato é que na verdade o estilo de cerveja mais popular da região e que surgiu no país é o Stout. As cervejas desse estilo são fortes e escuras, além de amargor mais voltado para o café e malte torrado.
Fonte: assessoria de imprensa