A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo desenvolve, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), um trabalho de incentivo ao consumo de alimentos da época, os quais estão mais maduros nutritivos e apresentam um melhor custo beneficio.
Conheça os legumes e frutas da estação:
Abobrinha: A abobrinha possui em sua composição muita água e grande quantidade de fibra, vitaminas do complexo B e magnésio. Auxilia no sistema digestivo e no sistema imunológico. Pode ser consumida de diversas formas, entre elas, substituindo massa em algumas preparações, além de ser pouco calórica.
Beterraba: A beterraba é um tubérculo muito comum e muito utilizado na Rússia. Ela possui fibras; antioxidantes como os carotenoides e flavonoides; minerais como zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro; vitamina A e vitamina C. Pode ser consumida crua, cozida e assada em diversas preparações.
Berinjela: A berinjela é hipocalórica, contendo apenas 20kcal em 100g do alimento. Além disso, é rica em antocianina, (um antioxidante que age na prevenção de câncer e doenças cardíacas), e também em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, evitando a constipação.
Jiló: O Jiló possui grande quantidade de água em sua composição sendo fonte de fibras e possui alguns micronutrientes como: ferro, potássio, vitamina A.
Kiwi: O Kiwi é considerado uma das frutas com maior quantidade de vitamina C, o que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e no combate aos radicais livres. É uma fonte muito importante de ácido fólico, que tem papel fundamental na gravidez, em fase de crescimento e no processo de cicatrização. Além disso, possui uma enzima que facilita a digestão e grande quantidade de fibras que ajudam no funcionamento intestinal e no controle do colesterol.
Caqui: O caqui é fonte de vitaminas E e C e de sais minerais, como fósforo. Além disso, é rico em betacaroteno, precursor da vitamina A, um importante antioxidante que auxilia na visão e na manutenção da pele e das unhas saudáveis.
Abacate: O abacate é uma fruta tida como vilã por seu alto valor calórico, porém, o seu consumo como parte de uma alimentação saudável, pode trazer diversos benefícios à saúde. As gorduras presentes no abacate são insaturadas, ou seja, previnem doenças cardiovasculares e atuam na redução do LDL e aumento do HDL. Além disso, ele possui glutationa, um importante antioxidante, que neutraliza a ação de radicais livres e combate o envelhecimento precoce.
Fonte: assessoria de imprensa