8 de julho é o Dia do Panificador, em homenagem aos profissionais que atuam na produção de pães. Assim, esta iguaria foi um dos primeiros alimentos manipulados pelo homem, que antes cozinhava sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas.
Atualmente, o setor de panificação já é considerado um dos seis maiores segmentos da indústria no Brasil. Um estudo realizado pelo Sebrae destacou que a participação do setor é de 36% em produtos alimentares e 6% na etapa de transformação.
Nesse sentido, o relatório divulgado em 2020 pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria ( ABIP ) destaca algumas mudanças no consumo, em razão da pandemia do novo coronavírus. Ou seja, observou-se a redução de clientes nos estabelecimentos (padarias e confeitarias) em torno de 15%. Em contrapartida, foi identificado aumento na compra de produtos para consumo em casa, na ordem de 14,25%.
As medidas de isolamento social como o trabalho em home office é uma das justificativas para a mudança na forma de consumir o produto, sem contar que muitas pessoas decidiram produzir o pão em casa.
Para quem deseja aprender a preparar o alimento em casa, o Senac EAD disponibiliza o curso de Preparo de Pães Caseiros e Artesanais. Com aulas gravadas por Web TV, o participante acompanhará passo a passo, a produção de 10 tipos de pães diferentes. Acesse o site e confira os detalhes.
Fonte: assessoria de imprensa