*Alimentos, água mineral, itens de higiene e limpeza, colchonetes e insumos para cozinhas solidárias já estão sendo distribuídos na região
*Sede da ONG funcionará como ponto de arrecadação
*Doacões financeiras até o momento equivalem a mais de 400 toneladas
A partir de segunda-feira (06/05), a Ação da Cidadania disponibiliza em sua sede nacional, no bairro da Gamboa, no Rio de Janeiro, um ponto de coleta para doação de alimentos, água mineral, rações para animais, itens de higiene e limpeza, que serão enviados para vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. O galpão da entidade fica na Rua da Gamboa 246, com horário de funcionamento das 8h às 17h.
A campanha Emergências está mobilizada para a arrecadação e distribuição de cestas básicas, alimentos prontos para consumo, insumos para cozinhas solidárias locais (alimentos e descartáveis), água mineral, cobertores e colchões. Outros pontos físicos de doação já estão em funcionamento no estado gaúcho desde o início da tragédia, sob coordenação dos comitês locais da Ação. As doações também podem ser realizadas através do site www.acaodacidadania.org.br/emergencias e pelo pix: sos@acaodacidadania.org.br.
“Iniciamos a campanha na semana passada, assim que as primeiras notícias começaram a chegar através das nossas lideranças locais. Desde então, chegamos a doações financeiras que equivalem a mais de 400 toneladas. Nesse primeiro momento estamos levando alimentos, itens de higiene e limpeza. Mas a gente sabe que as doações diminuem muito com o passar dos dias. Então é nessa hora que precisamos ajudar ainda mais e a Ação da Cidadania tem esse diferencial, nós permanecemos no território por um longo período. Então os recursos que recebemos também vão ajudar a comprar eletrodomésticos e itens para a reconstrução da vida da população atingida”, explica Rodrigo “Kiko” Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania.
Os comitês da Ação da Cidadania no Sul estão com pontos de coleta de donativos nos seguintes endereços:
– Porto Alegre – Melissa Bargmann (51 98940-9115)Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 área 6 sala 645 – Costa e SilvaAv. Fernando Ferrari, 1001 – pavilhão 01 – Anchieta, Porto Alegre (grandes quantidades é necessário agendar)
– Canoas – Luciano (51 99424-9781)Avenida Esperança, 105 – Guajuviras
Grande parte do material com arrecadação no Rio de Janeiro terá o envio com o apoio da Força Aérea Brasileira ao longo da semana, assim como toneladas de alimentos e demais kits já adquiridos pela ONG, uma vez que as principais estradas de acesso ao Rio Grande permanecem bloqueadas. Com a ajuda do órgão, será possível encaminhar os recursos para áreas mais remotas e de difícil acesso. Ontem, uma equipe da Ação também seguiu para Porto Alegre com mais de 3 toneladas de donativos.
A campanha Emergências para o Rio Grande do Sul conta também com a parceria das empresas Mercado Livre, B3 Social, Vale, Fundação Banco do Brasil, Instituto Alok, Amazon, Carrefour, Grupo Ultra, RD Saúde, Supergasbras, Ipiranga, Grupo Fleury, Coca-Cola, Viveo, 180 Soluções e Serviços, além dos clubes Flamengo e Palmeiras.
Fundada há 31 anos, a Ação da Cidadania mantém, desde 2021, um canal específico de arrecadação e entrega de donativos para regiões acometidas por catástrofes e desastres naturais. A iniciativa já levou suporte para municípios do Maranhão, Tocantins, Pará, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Acre, Roraima, Alagoas e Pernambuco.
Fonte: assessoria de imprensa