Agricultores de Teresópolis recebem prêmio do Reino Unido

A Associação Agroecológica de Teresópolis-AAT, única representante do Brasil7, recebe o prêmio Ashden. Nesse sentido, o Ashden Awards homenageia organizações pioneiras que reduzem as emissões de carbono e constroem um mundo mais justo.  A associação trabalha desde 2007 para difundir os benefícios da agricultura orgânica, não apenas para a saúde mas também para o meio ambiente. Os finalistas tornam-se parte da rede global Ashden, recebendo suporte para crescer e replicar sua inovação.

Ou seja, a Associação Agroecológica de Teresópolis-AAT ficou no segundo lugar na categoria Agricultura Regenerativa.  Esta categoria premia iniciativas de agricultura sustentável, que nutre o solo, provendo alimentos de qualidade e diminuição das emissões de gás carbono na atmosfera.

O grupo de Teresópolis foi escolhido entre 800 candidatos.Assim,  sua indicação como um dos 18 finalistas já havia sido comemorada como uma vitória. “O prêmio Ashden em Agricultura Regenerativa nos dá um alento, na medida em que reconhece a qualidade e importância do trabalho desenvolvido pela AAT, na contribuição ao meio ambiente e na qualidade de vida do agricultor”, comenta o coordenador geral da ATT Roberto Seling. “O reconhecimento vindo de uma Instituição de prestígio internacional, atenta às contribuições dos coletivos de todo o mundo, nos alegra e nos impulsiona a continuarmos com nosso objetivo de divulgar a agroecologia e ampliar os trabalhos da Associação”.

Harriet Lamb, CEO da Ashden, reforça a importância dos trabalhos contemplados para o mundo todo. “O Ashden Awards apresentou iniciativas ousadas, brilhantes e inovadoras na COP26. Esses incríveis finalistas do Prêmio Ashden mostram que é possível termos um futuro de baixo carbono e mais justo. Eles devem inspirar os líderes mundiais a tomar medidas decisivas para reduzir as emissões de carbono”.

Celebração

A premiação recebida pelo coletivo de produtores será comemorada neste sábado, 06, durante a Feira Agroecológica de Teresópolis. O evento que acontece sempre às quartas e sábados, das 8hs às 13hs, terá neste sábado (06), apresentações de Miguel García e Patrícia Quintero, músicos da cidade. Haverá ainda contação de histórias com Alice Botafogo e exposição de trabalhos das crianças do Jardim Escola Alecrim.

Para quem se animar com a celebração, a AAT dá uma força para impulsionar as ações em prol do meio ambiente, com a distribuição gratuita de mudas. Roberto Seling convida moradores e turistas da região a prestigiarem o evento e comenta que “os agricultores da Associação plantam com os conhecimentos da agroecologia, cuidando do meio ambiente e preservando, reflorestando cuidando as águas e o solo”, finaliza.

 

Fonte: assessoria de imprensa