Estima-se que mundialmente cerca de 425 milhões de adultos vivam com diabetes de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a doença evolui a uma velocidade preocupante. Segundo a organização, a doença quadriplicou desde 1980, mais de 13 milhões de brasileiros convivem com o problema.
Escolher de maneira inteligente os alimentos que são colocados no prato é uma etapa crucial no controle da doença. De acordo com o médico e pesquisador Dr. Patrick Rocha, autor do livro “Diabetes Controladas: “Diabetes Controlada: o programa para controlar a diabetes e voltar a viver bem” é possível ter melhora na qualidade de vida e reduzir a necessidade de medicação a partir de mudanças alimentares.
“É necessário que o diabético tome alguns cuidados ao escolher os alimentos, pois estes podem agravar os problemas de saúde. Diferente do que muitas pessoas pensam, não é apenas o açúcar branco refinado que pode elevar os níveis de glicose no sangue. Alimentos que são ricos em carboidratos, como pães, massas, bolos, além de alimentos industrializados, possuem altas doses de açúcar em sua composição e devem ser riscados da lista de consumos de alimentos”, explica Dr Rocha.
O cardápio para quem quer manter doenças como a diabetes sob controle ou evitar o seu desenvolvimento pode ser saboroso e saudável. Veja a lista do dr Rocha com alguns dos alimentos mais valiosos para a saúde e que podem e devem fazer parte da rotina alimentar.
Extremamente nutritivo e rico em gorduras de qualidade, como as presentes no óleo de oliva, que auxiliam na resistência à insulina e previne uma série de doenças relacionadas ao diabetes, como AVC e doenças cardiovasculares. Contém uma variedade muito grande de vitaminas e minerais. É rico em vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina A, vitamina E, vitamina A, cobre, manganês, magnésio, fósforo, potássio e zinco.
Salmão
A carne do salmão é rica em gorduras de qualidade, do tipo ômega 3. Esse tipo de gordura melhora a sensibilidade do paciente à insulina, e pode até mesmo prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Além disso, esse tipo de gordura aumenta os níveis de um hormônio chamado adiponectina, que é benéfico em processos que afetam o metabolismo do diabético, como a regulação do açúcar no sangue, além de outros processos inflamatórios. Uma alternativa muito boa ao Salmão, é o consumo de sardinha e atum, que também são ricos em ômega 3 e super nutritivos.
Iogurte Natural
Rico em proteínas de alto valor biológico, o iogurte integral pode ser uma boa opção para diabéticos, além de ser rico em cálcio. A presença das proteínas de boa qualidade aliadas ao cálcio melhora o funcionamento da flora intestinal, potencializando a imunidade sem alterar os níveis de glicose sanguínea. Um ponto importante é que o iogurte em alguns diabéticos pode elevar discretamente a glicose e insulina, portanto, é sempre importante monitorar.
Brócolis
Rico em vitamina C, fibras, ferro, beta-caroteno e antioxidantes, o nosso amigo verde contém também cromo, que ajuda a regular o açúcar no sangue, mantendo os níveis de energia constante. Para ter certeza de obter todos esses super benefícios, cozinhe apenas levemente o brócolis, por no máximo 5 minutos. Em geral, a presença de vegetais verdes folhosos, tais como rúcula, agrião, acelga, alface, repolho, couve-flor, brócolis é de suma importância para obtenção de vitaminas e minerais, além de proporcionar saciedade sem aumento de níveis de glicose sanguínea.
Blueberries e frutas vermelhas
Frutinhas deliciosas e antioxidantes naturais de alta potência. Elas trazem diversos benefícios para o organismo, entre eles, oferecem fitoquímicos que combatem doenças. São ricas em vitamina C e fonte de fibras.