Com a chegada das festas juninas, uma das celebrações mais aguardadas do ano, a culinária nordestina volta a romper fronteiras para se tornar protagonista. Assim, para equilibrar o paladar e acentuar os sabores de cada iguaria, vale conferir dicas de harmonização com vinhos de Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, que destacam a complexidade dos sabores dessa culinária.
“A culinária nordestina é um banquete de cores, aromas e sabores marcantes. Então, para encontrar o melhor vinho, precisamos considerar alguns pontos importantes como a intensidade de sabor, que deve ser acompanhado pela estrutura do vinho, a quantidade de gordura, a qual pedirá rótulos com maior acidez quanto maior for, e o mix de sabores, que demanda vinhos que vão bem com uma variedade de ingredientes”, avalia a especialista.
Confira a seguir algumas sugestões de harmonização de pratos juninos com vinhos.
Cuscuz nordestino
O cuscuz é um prato super versátil que podemos rechear de diversas maneiras ou servido apenas com manteiga de garrafa. Nesse sentido, para harmonizá-lo com vinhos, deve-se levar em consideração os recheios. Assim como costumam ser bem variados, a recomendação é apostar num espumante por se tratar de uma bebida curinga para jantares e demais festividades com um grande leque de sabores. Então, uma boa pedida é o chileno Espumante Undurraga Brut, que é elaborado com as uvas chardonnay e Pinot Noir, trazendo um frescor elegante capaz de combinar perfeitamente com a ocasião.
https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-undurraga-brut/prod24442.html
Baião de dois
O baião de dois é um prato icônico da culinária brasileira, com muitos elementos e sabores característicos. Afinal, trata-se também de uma receita com manteiga de garrafa, que acrescenta sabor aos ingredientes. Então, para contrapor a gordura, a sugestão de harmonização é o vinho branco chileno Baron Philippe de Rothschild Sauvignon Blanc 2023, um exemplar muito aromático e refrescante, com nuances cítricas e herbáceas, além de acidez suficiente para equilibrar a untuosidade do prato.
https://www.wine.com.br/vinhos/baron-philippe-de-rothschild-sauvignon-blanc-2023/prod29862.html
Carne de sol com acompanhamentos
A carne de sol, com seu sabor salgado e intenso, pede um vinho tinto com mais estrutura e taninos maduros. Assim, entre as receitas mais populares está a carne de sol com macaxeira, arroz de leite, feijão verde, pirão e farofa. Uma boa indicação para acompanhar este prato saboroso é um vinho com a uva Malbec.
Com 9 meses em barricas carvalho francês para agregar complexidade e estrutura, o Manos Negras Malbec é um rótulo que acompanha muito bem este prato. Afinal, o sabor salgado e intenso da carne de sol pede um vinho tinto com mais estrutura e taninos maduros, sendo a uva Malbec perfeita para essa harmonização. O argentino Manos Negras Malbec 2021 é um bom rótulo para fazer dupla com receitas preparadas com carne de sol.
https://www.wine.com.br/vinhos/manos-negras-malbec-2021/prod28278.html
Sarapatel
Sarapatel é aquele prato típico com sabor mais marcante. Feito com carne de porco e miúdos, pimentas, alhos, cebolas e ervas de sabor mais presente, a iguaria pede um vinho com maior estrutura, como um tinto encorpado com alta acidez e bastante aromático. A sugestão de harmonização é o tinto chileno T.H. [Terroir Hunter] D.O. Valle Del Maipo Cabernet Sauvignon 2021. O aroma maduro e especiado da Cabernet Sauvignon ajuda na harmonização que se completa com seus 12 meses em barricas.
Fonte: assessoria de imprensa