Artigo - "As bases da alimentação saudável" - * Por Alcir Blondet

Vimos nas últimas décadas uma crescente piora na qualidade dos alimentos que ingerimos, começando pela produção agrícola com uso cada vez maior de produtos químicos que destroem a vida do solo, poluem as águas e intoxicam nossos corpos. Até os vegetais com alterações genéticas onde são incluídos genes de seres vivos de outros reinos, como no caso do milho, com a bactéria Bacillus thuringiensis.

Depois, temos o excesso de processamento dos alimentos onde perdem sua vitalidade e muitos dos nutrientes e recebem aditivos químicos para conservar, saborizar, dar textura.

Ainda temos a falta de informação e as propagandas enganosas que nos induzem a acreditar que temos uma dieta saudável enquanto estamos na verdade nos intoxicando.

Diante dessa situação enfrentamos um grande desafio quando nos preocupamos em ter uma alimentação realmente saudável que nos permita viver com vitalidade e saúde.

Então, se meu objetivo com a alimentação é viver com saúde preciso consumir alimentos que ajudem no funcionamento das células do meu corpo. Afinal é lá que tudo acontece! Vitaminas, proteínas, enzimas, micro-organismos e outros parceiros da saúde estão presentes nos alimentos vegetais frescos, de preferência orgânicos.

Por outro lado, os produtos refinados e ultraprocessados causam prejuízos aos nossos sistemas internos, acarretando inflamações, sobrecarregando órgãos como fígado e rins, afetando nossa microbiota e causando doenças.

Enfrentamos ainda um desafio social para a alimentação saudável. Mesmo para quem já deu o passo de preparar sua própria comida em casa, consciente do que é bom para saúde, é difícil lidar com a alimentação quando estamos na rua. Sejam as crianças nas escolas e festas, em eventos sociais ou pela necessidade de comer em restaurantes e lanchonetes.

É importante também entender como combinar os alimentos, os horários das refeições, os modos de preparo, a prática do jejum, a qualidade das gorduras, do sal e dos temperos. Enfim, se alimentar bem, no sentido de oferecer às nossas células condições de plena saúde, não é uma tarefa fácil. Requer um esforço e uma mudança de atitude onde eu assumo a responsabilidade pela minha própria saúde e alimentação, estudando e praticando na cozinha.

Nos próximos artigos vamos abordar com mais detalhes cada uma dessas bases para uma alimentação saudável.

Alcir Blondet é terapeuta holístico com foco na alimentação natural, fitoterapia e aromaterapia.