Dizer que a pandemia mudou a maneira que nós vivemos e que obrigou muita gente a repensar o futuro é algo que se tornou clichê nesse último ano e meio, mas não deixa de ser verdade: literalmente todo mundo foi afetado e de uma hora para outra precisamos aprender a viver distantes um do outro – logo nós, brasileiros que adoramos estar próximos, estar na ‘muvuca’.
Um dos setores mais afetados pelo distanciamento social foi o de restaurantes, que se viu obrigado a fechar as portas temporariamente e ir para os serviços de delivery se quisessem sobreviver. Como se não bastasse a crise econômica, o modelo de negócios de todo o segmento precisou ser repensado.
Uma das melhores partes de comer é a experiência: sair de casa, chegar no local, interagir e aproveitar o ambiente. Se alimentar era a parte central da experiência, mas não era tudo, enquanto no delivery a experiência é restrita ao “só” se alimentar.
Muitos bares e restaurantes investiram no overdelivery, isso é, em entregar mais do que o cliente esperava: brindes, cupons para a próxima compra, bilhetinhos – e na melhor das hipóteses isso era alinhado a uma poderosa estratégia de marketing e branding nas redes sociais.
Só que agora aqueles que se sentirem confortáveis podem voltar a comer fora, o que inaugura uma fase completamente nova do setor: vender experiência comendo in loco e pelo delivery. O ponto aqui é que não é como se presencialmente as coisas estivessem como antes, pois muitas mudanças precisaram ser feitas. Nesse cenário quem entra como a grande aliada? A tecnologia.
O uso de QR codes para acessar cardápios, por exemplo, ajudar a diminuir o custo de impressão e reduz mais uma possibilidade de transmissão do vírus. As pessoas ainda vão precisar de um tempo para se adaptar, mas o futuro está aí e não tem como negá-lo. Outro bom exemplo são os softwares de gestão de negócios, que permitem que o gerente faça a administração de todas as áreas do restaurante usando apenas o computador, oferecendo uma maior eficiência a um menor custo.
E aí caro empreendedor, como você está se preparando para uma era mais tecnológica do seu restaurante?
*Geison Correa é CEO e co-fundador da GrandChef , uma foodtech especializada na gestão completa de restaurantes, bares e similares, responsável pelo desenvolvimento de softwares homônimos em versões desktop e em nuvem