Na cozinha, a cenoura está disponível em toda a gama de texturas e sabores. Cozido em um purê de batatas ou gratinado, ralado cru ou cortado em palitos, picante, doce, gelado … com ela, tudo é possível!
A cenoura é um verdadeiro aliado vegetal do bem-estar, tanto para crianças quanto para adultos: uma única porção de 100 gramas cobre até 200% de nossas necessidades diárias de betacaroteno.
Leia também
Artigo – “Palavra de agrônomo: adubar é nutrir a vida” – *Por Valter Casarin
Sobrou cenoura na geladeira? Chef ensina o passo a passo do Pão de Cenoura
Apesar de seu sabor doce, as cenouras fornecem poucos carboidratos, poucas calorias. Sua riqueza em carotenos antioxidantes e precursores da vitamina A é excepcional. Muito rica em caroteno e vitamina C, a cenoura é um vegetal de raiz fácil de cultivar que pode ser consumido durante todo o ano.
Preparo do solo
Para um bom sucesso de sua semeadura, as cenouras apreciam solos leves e arenosos, preferencialmente solos profundos.
- Escolha um local ensolarado e bem ventilado para semear.
- Afrouxe o solo profundamente. O solo deve estar solto, leve e bem drenado, pois as raízes da cenoura se estendem profundamente. Para solos mais densos adicionar areia para melhorar a drenagem da água e o crescimento do vegetal.
- Algumas semanas antes do plantio, enriquecer o solo com fertilizante mineral ou orgânico para horta.
- Antes de semear ou transplantar, refine cuidadosamente o solo e remova todas as pedras e cascalhos para evitar o risco de desenvolver raízes bifurcadas.
Plantio
Para este vegetal de raiz que não suporta bem o transplante, a semeadura é realizada através de sementes em local definitivo. Procure informações sobre as melhores cultivares e qual a época adequada para cada uma, para garantir o sucesso do seu plantio.
Apesar da cenoura poder ser plantada durante todo o ano, o bom desenvolvimento depende da cultivar.
De acordo com o calendário lunar e a influência das fases da Lua nas plantas, é aconselhável a semeadura na Lua minguante, o que estimula o desenvolvimento das partes aéreas da planta.
- Cavar um sulco de 1 a 2 cm de profundidade.
- As linhas de cenouras devem ser espaçadas de 20 cm a 30 cm.
- Coloque as sementes, que são pequenas, no centro do sulco.
- Cubra as sementes com uma camada fina de solo.
- Bata levemente o solo sobre as sementes para que elas tenham bom contato com a terra.
- Regue e mantenha o solo úmido pelas próximas semanas, pois a cenoura pode levar até 3 semanas para germinar. Se a irrigação não for feita adequadamente, a raiz pode rachar. Depois da germinação, mantenha o solo úmido, mas nunca encharcado.
- Quando as plantas tiverem 10 cm de altura, remova o excesso de plantas para deixar apenas uma cenoura a cada 10 cm ou mais. Você pode fazer isso em duas etapas: uma primeira vez em 5 cm, uma segunda vez em 10 cm. Você pode comer cenouras retiradas, porque elas são comidas em todos os tamanhos.
Como a emergência da cenoura é lenta e irregular, é melhor semear com alta densidade de plantas, mesmo que isso signifique desbaste mais tarde, para garantir uma boa quantidade de vegetais.
Importante cobrir a parte superior das cenouras (ombro da cenoura) com solo para evitar que fiquem verde. Para evitar a formação do ombro verde é recomendado manter os ombros das raízes protegidos da luz solar, ou seja, mantê-las cobertas com solo.
Colheita
A colheita da cenoura pode ocorrer em dois momentos: quando o ombro da cenoura, suficientemente grande, emerge do solo na base das folhas ou quando as folhas velhas estiverem amareladas, indo para o tom amarronzado, e as folhas novas curvadas para baixo.
- Para colher utilize um ancinho ou pá para desenterrar as cenouras. Essa prática fica mais fácil em tempo seco.
- Retire as folhas do topo.
- Escove os vegetais para remover o solo (sem enxaguar com água).
- Armazene as cenouras em local fresco, ventilado e protegido da umidade.
Você pode plantar cenoura em vasos também. Somente se lembre de colocar em um recipiente com, no mínimo, mais de 5 cm do tamanho da cenoura.
A iniciativa Nutrientes Para Vida (NPV), tem como missão destacar e informar a população a respeito da relevância de fertilizantes para o aumento da qualidade e segurança da produção alimentar, colaborando com melhores quantidades de nutrientes nos alimentos e consequentemente, com uma melhor nutrição e saúde humana.
*Valter Casarin é engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, coordenador científico do Instituto Nutrientes para a Vida