Olá caro leitor,  Muitas vezes já se depararam com informações sobre a validade dos alimentos e a conservação da embalagem nos rótulos? Eles podem dar informações cruciais para que seu produto não perca as qualidades organolépticas naturais (qualidades sensoriais como olfato, paladar, visual e tato) ou mesmo que possa causar alguma doença. 

Após o vencimento do prazo de validade do alimento, ele deverá começar a mudar suas propriedades organolépticas originais, passando a não ser seguro o consumo.

Acontece que é preciso respeitar também as informações de conservação dos alimentos como por exemplo; deixa-lo em ambientes secos, limpos e longe da luz do sol, assim o alimento durará mais. 

Mas nem sempre os alimentos são armazenados corretamente por alguns comerciantes e que podem vir a estragar mais cedo, por isto se tem que ter atenção no que o rótulo manda.

Outro detalhe é que alimentos que estão com embalagens abertas não têm mais a mesma validade em que foi estipulado, mesmo que armazene adequadamente. Agentes nocivos que vêm do ar, como partículas de águas e microrganismos diversos, aceleram a degradação do alimento e este prazo também é estipulado no rótulo.

O prazo de validade não depende só de estipulação por meio de estudos. A forma como é produzido um produto alimentício pode colocar tudo a perder. É preciso que a produção de alimentos seja feita com total higiene e temperatura controlada para que se obtenha um alimento ideal para se estipular uma validade segura. Por outros métodos deve-se contratar um laboratório de bromatologia para criar um teste de estresse no alimento para que se tenha um prazo de validade mais próximo possível.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nutricionista Gilmar de Oliveira Ferreira

 

Consultoria & Assessoria em Rotulagem Nutricional
Design & Nutrição

Telefones (21) 3183-2631 / (21) 98851-7506.

 

 

#rotulagemdosalimentos

#validadedosalimentos