O grão do café possui uma versatilidade que ultrapassa os limites da culinária e oferece pratos salgados e doces na cozinha. “Em vários países ao redor do mundo a gastronomia já está utilizando o café para compor molhos, além de unir o sabor único do grão na hora de servir a sobremesa”, afirma Daniela Zaminiani, barista e nutricionista da rede Sterna Café.
Confira abaixo 2 receitas que levam o café até a mesa de uma forma diferente:
Filé mignon ao molho de café especial
Ingredientes
300 gramas de Filé mignon; 1 xícara de Café Coado; 1 colher de chá de Mostarda Dijon;1 colher de chá de Shoyu;1 dente de Alho; 1 pitada de Cominho em pó;1 ramo de Coentro;1 fio de Óleo de girassol;1 pitada de Sal;1 pitada de Pimenta
Modo de preparo
Prepare o marinado para a carne, misturando o café com o shoyu, a mostarda, o ramo de coentros, o alho picado, os cominhos e misture. Corte a carne em medalhões, junte à marinada e deixe repousar geladeira por 1h30, para que tome o sabor. Após esse tempo, tempere a carne com sal e pimenta e sele em uma frigideira com um pouco de óleo por 5 minutos, de ambos os lados. Após selar, junte um pouco da marinada à frigideira e cozinhe por mais 5 minutos. Sirva o filé mignon acompanhado com purê de batatas.
Pudim de café especial
Ingredientes
1 lata de leite condensado; A mesma medida da lata de café coado; 3 colheres (sopa) de leite em pó; 3 ovos inteiros
Calda
1 xícara (chá) de açúcar – 1/2 xícara (chá) de café coado
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador até a massa ficar com consistência homogênea (aproximadamente 2 minutos). Faça a calda em fogo baixo até derreter completamente o açúcar e caramelize em forma própria para pudim pequeno, com 20 cm de diâmetro. Em seguida, coloque a massa de pudim sobre a calda já fria e cozinhe em fogo alto em banho Maria até a água ferver, depois coloque em fogo baixo e deixe cozinhar por 45 minutos. A decoração é de sua preferência.