A nutricionista Klara Rahmann, consultora da EnovaFoods, explica as diferenças entre as barrinhas de castanhas e as de cereais, que apesar de terem propriedades totalmente distintas, ainda são confundidas na hora da escolha.

 

Valor nutricional

As barrinhas feitas de castanhas são as que apresentam melhor valor nutricional. Klara comenta que elas têm maior densidade nutricional em relação às barras de cereais, e muitas pessoas confundem achando que estão consumindo a mesma coisa.  “Cada oleaginosa é naturalmente fonte de diferentes nutrientes que são essenciais ao organismo e, quando consumidas juntas, oferecem uma boa dose de vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, cálcio, ferro, zinco, selênio e demais compostos antioxidantes”, complementa.

Já as barras de cereais são uma boa fonte de energia para o corpo devido à composição de carboidratos complexos, e apresentam nutrientes estimuladores do bom funcionamento intestinal. “Isso quando apresentam cereais em sua versão integral”, alerta a nutricionista. A quantidade de fibras, proteínas e gorduras boas são menores. “Contudo, não deixam de ser uma boa fonte de energia”.

 

Saciedade

As barras de castanhas contribuem para o aumento da saciedade através de mecanismos diretos e indiretos existentes em nosso corpo. Klara orienta ao consumidor optar pelas barrinhas feitas com castanhas inteiras e não trituradas. “Estudos já mostraram que quando consumidas inteiras as castanhas são mais potentes em relação ao efeito de saciedade”.  Já as barras de cereais são compostas de uma quantidade menor de fibras e maior em carboidratos, se comparadas às de castanhas. “Por isso não seguram a fome por muito tempo”, alerta Klara.

 

Exercícios físicos

As barras de castanhas por serem mais completas – apresentam uma quantidade equilibrada de proteínas, fibras e carboidratos, além das gorduras boas, como as monoinsaturadas e Ômega 3 – podem ser consumidas em diversos momentos e situações do dia, como nos lanches entre as refeições, de forma isolada ou em combinação com outros alimentos, conforme a programação calórica indicada a cada pessoa. “Já as barras de cereais precisam sempre ser combinadas. Por exemplo, com um iogurte ou castanhas, complementando, dessa forma, a quantidade ideal de fibras e proteínas”, reforça Klara.

Com a correria do dia a dia, às vezes não sobra tempo para preparar o lanche ou combinar outros elementos, nestes casos, a nutricionista recomenda optar pelas barras de castanhas. “Elas vão trazer mais saciedade e uma gama mais completa de nutrientes para o dia”.