Novembro marca a chegada de um evento já consolidado no calendário brasileiro: a Black Friday. O termo teve origem em 1960 na Filadélfia, Estados Unidos e refere-se a uma tradição de grandes descontos em lojas. Nesse sentido, acontece geralmente na última sexta-feira de novembro. Assim, logo após o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving Day) nos Estados Unidos, e é um dos mais tradicionais do país.
Compulsão por compras
A compulsão por compras, também conhecida como oniomania ou Transtorno do Comprar Compulsivo (TCC), afeta entre 2% e 8% da população, sendo mais prevalente em mulheres (entre 80% e 94% dos casos), de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com a proximidade da Black Friday, o psicólogo da Telavita, especialista em reabilitação e neuropsicologia, Márlon de Souza, alerta para os gatilhos que intensificam esses comportamentos nesse período.
Segundo o especialista, a Black Friday cria o cenário ideal para que impulsos de compra se intensifiquem. Assim, levando muitos consumidores a cederem ao “medo de perder” uma oportunidade aparentemente única. “Uma boa oportunidade de compra é aquela em que o valor está no uso do item, que é necessário naquele momento e cuja compra foi precedida de uma pesquisa de preço, garantias e prazos de entrega. Por outro lado, a compra impulsiva carece dessas informações. Muitas vezes, uma rápida pesquisa no Google pode resultar em uma economia de mais de 10%”, explica o especialista.
Para aqueles que desejam reduzir o consumo impulsivo, o psicólogo compartilha as seguintes dicas:
Aceite ajuda: reconheça a necessidade de apoio para o controle de impulsos.
Encontre outras fontes de felicidade: busque fontes de bem-estar além do consumo excessivo.
Visualize metas de médio prazo: pense em algo maior que pode realizar caso resista ao impulso.
Considere o impacto nas pessoas ao redor: compreenda como seu consumo afeta familiares e amigos.
Invista em autoconhecimento: busque entender o que desencadeia suas compras impulsivas.
Faça um planejamento financeiro: esta é uma ferramenta eficaz para evitar privações de lazer e estabelecer limites saudáveis para os gastos.
Comida na Mesa reuniu alguns ítens da Black Friday. Confira!
Brasil Cacau
Para quem já está se preparando para o Natal, a Brasil Cacau traz uma oferta exclusiva de produtos natalinos a partir do dia 22/11. Até o dia 2 de dezembro será possível encontrar uma seleção especial de itens com 25% de desconto, facilitando a escolha dos presentes e adoçando as celebrações de fim de ano. É a chance de comprar Mini Panettone Trufado por R$ 20, 99, Panettone Avelã por R$ 71, 24, Panettone Gato Mia Duo por R$ 56, 24, entre outras opções com preços imperdíveis.
Wine Vinhos
A campanha Black Wine é válida para todos os canais de venda da marca, desde as compras online feitas via e-commerce wine.com.br, app Wine Vinhos e Clube Wine, até as realizadas presencialmente nas 16 lojas físicas da marca espalhadas pelo Brasil.
Assim, a campanha começará exclusivamente a partir da 0h do dia 22/11 para os sócios do Clube Wine e, a partir das 18h do mesmo dia, as ofertas estarão disponíveis para todos os consumidores apaixonados por vinhos. A Black Wine vai até às 23h59 h do dia 30/11.
Café Santa Mônica
Café Santa Monica tem descontos de até 40% em produtos da sua linha de cafés gourmet. Nesse sentido, além dos preços reduzidos, quem fizer compras até 30/11 e gastar acima de R$ 200,00 vai ganhar uma xícara de café Santa Monica.