Um dos feriados mais aguardados do ano está chegando: o Carnaval! Mas é preciso estar atento à rotina de alimentação para curtir todos os dias de festa. De olho nas necessidades dos foliões, Suzana Cristina de Toledo, especialista do Senac EAD da área de Nutrição e  coordenadora do curso de pós-graduação em Nutrição Clínica: do home care ao hospital, elaborou um plano nutricional para antes, durante e após o Carnaval.

No pré-carnaval, a base da alimentação deve ser de alimentos naturais ou minimamente processados, como legumes, frutas, tubérculos, arroz, milho, feijão, oleaginosas, frutas secas, leite, ovos, entre outros. “Os óleos, gorduras, sal e açúcar servem para cozinhar e temperar preparações culinárias, mas precisam ser usados em pequenas quantidades para que não sejam prejudiciais à saúde”, explica a especialista. Segundo Suzana, a melhor sugestão de cardápio passa pelo tradicional arroz e feijão, acompanhado por uma proteína, verduras ou legumes pode ser uma boa salada de alface com rodelas de tomates. Frutas são essenciais, seja no papel de sobremesa, seja nos intervalos do almoço e jantar.

Durante a folia, a ordem é programar os horários e os locais para alimentação. “É fundamental iniciar o dia com um bom café da manhã, o que inclui alimentos à base de cereais ou tubérculos (pães, bolos, tapiocas, cuscuz), café com leite e frutas para complementar o consumo de vitaminas, minerais e fibras”, explica Suzana.

Uma questão importante refere-se à hidratação, essencial para dar disposição. A recomendação é consumir por volta de dois litros de água por dia em condições normais. Mas se a temperatura estiver alta e o folião suar demais, o consumo deve ser superior. Podem ser incluídos também outros líquidos como água de coco, água com limão e folhas de hortelã, além de líquidos isotônicos.

Depois da festa, a orientação é priorizar os alimentos in natura e as preparações “caseiras”, mantendo-se distantes dos ultraprocessados.

 

 

Fonte: assessoria de imprensa