O inverno chegou. E, em um país de dimensões continentais, como o Brasil, essa estação do ano não é igual em todos os estados. Uma coisa, no entanto, não muda: o chá pode ser um poderoso aliado nessa época. Afinal, além de aquecer o corpo e a mente, ele pode ajudar na hidratação. Opção saudável para o dia a dia, que pode ser tomada fria ou quente. Assim, as infusões vêm em segundo lugar como a bebida mais consumida do planeta — atrás apenas da água.
E é justamente no inverno, aliás, que o consumo tende a aumentar. Nessa época, a categoria de chás, em geral, responde por aproximadamente 36% das vendas do ano.
Leia também
Doutora em Ciência de Alimentos lista benefícios do chá verde que você não sabia
Especialista explica como fortalecer a imunidade com chás caseiros
Para cada brasileiro, um tipo de chá
De acordo com Flavio Andrade, Gerente de Trade & Marketing da Leão Alimentos e Bebidas, o consumo de chás no Brasil reflete as características das regiões brasileiras. “No Sul do País, há uma predominância de consumo de erva mate, diferente do Nordeste que tem uma preferência para ervas básicas, como a camomila, erva doce, cidreira, hortelã. E no Rio de Janeiro, o hábito de tomar chá mate gelado ganhou a preferência dos cariocas e invadiu as praias”, destaca Andrade.
O profissional ressalta ainda que, apesar do comportamento do consumidor variar de acordo com a região, o chá ainda é tradicionalmente associado ao inverno. E, como o Brasil é um país tropical cujas temperaturas variam com o passar dos dias e em e cada região, os produtos do portifólio da Leão contemplam essa diversidade, comenta o executivo.
Exemplo disso é a linha de Chá Leão Preparo em Água Gelada. Outra opção é a linha Leãozinho, pensada para atender crianças e adultos. A linha foi desenvolvida a partir de ingredientes sem cafeína, açúcar e sódio e pode ser preparada tanto em água quente quanto em água fria.
Quem nunca tomou um chá quando estava resfriado?
Presente na vida de milhares de pessoas ao redor no mundo, as infusões apresentam propriedades terapêuticas e funcionais. Além disso, podem atuar como estimulantes, digestivos, anti-inflamatórios, calmantes, entre outros.
Há mais de 120 anos no mercado, a Leão desenvolve bebidas com muitas funcionalidades e conhece as preferências e hábitos de seus consumidores brasileiros.
Segundo Flávio Andrade, produtos que estejam relacionados com benefícios funcionais são os mais procurados. “Verifica-se que muitas pessoas com sintomas de gripe e resfriados consomem chás com propriedades que auxiliam o bem-estar, como erva doce e hortelã”, explica. Além deles, infusões que contribuem para o relaxamento, como a camomila e cidreira, ou ainda chás que proporcionam energia, como chá mate, chá preto e chá verde, despertam o interesse do público.
Além dos sabores considerados mais tradicionais, atualmente o consumidor pode encontrar no mercado produtos como a Linha de Vitamínicos, opção saudável para quem busca uma rotina alinhada ao bem-estar.
Fonte: assessoria de imprensa