A estrela do Natal sem dúvida é o Peru. E para você preparar uma ave perfeita, bem suculenta e saborosa para sua família, o chef Alain Poletto te ensina algumas dicas infalíveis !
Para que não falte peru na sua ceia, o chef Alain Poletto calcula mais ou menos 400g de carne por pessoa, ou seja, uma ave de 4kg dá para mais ou menos 10 pessoas. Hoje em dia, não conseguimos achar um Peru fresco, somente congelado. Então a melhor forma de descongelar para assar é deixar sua ave na geladeira descongelando naturalmente por no mínimo dois dias. “Nunca descongelar o Peru fora da geladeira, isso pode contaminar a sua ave e estragar o seu Natal !” completa o chef.
Tempero
A carne do Peru é muito delicada, então para temperar o ideal seria somente sal e pimenta. Mas se você gosta de uma ave mais temperada, pode colocar uma marinada com vinho branco, cebola, alho e salsinha e deixar marinando por dois dias na geladeira regando sempre por cima. Na hora de assar, não esqueça de retirar toda a marinada. Antes de ir para o forno, passe uma mistura de óleo vegetal e manteiga por toda a ave. Essa mistura vai trazer mais uma camada de sabor para o Peru, além de ajudar a dourar a sua ave.
Leia também
Nutricionista ensina a receita de Peru com laranja e purê de abóbora e tomilho
Assar
Para assar, pré-aqueça seu forno. Se você tem uma peça muito grande, o ideal é assar em temperatura baixa – 160 a 180 graus. Primeiro você doura bem sua ave. Quando estiver dourada, você pode cobrir com papel alumínio para terminar a cocção e preservar a umidade. Mas só se achar necessário. Não esqueça de regar sempre o seu Peru para ele ficar bem dourado e suculento, primeiro nas coxas e depois o peito por cima. Uma ave de 3 a 4kg leva em média 1h30 a 2h para assar corretamente.
Molho
Para fazer um molho bem saboroso, você pode deglaciar a assadeira da cocção do Peru com vinho branco, raspando bem para tirar todo o sabor. Coe esse molho e sirva em uma molheira bem bonita. Para acompanhar, a dica do chef Alain Poletto são batatas douradas, arroz fresquinho, uma farofa bem brasileira. Para servir, o ideal é fatiar na frente dos seus convidados – comece cortando primeiro as coxas e sobrecoxas, depois as asas e finalmente o peito.
Fonte: assessoria de imprensa