Chef Henrique Campos dá 3 dicas simples que deixam toda pizza perfeita
Pizza de linguiça do chef Henrique Campos Foto: Marcos Campos

O Brasil é o segundo país do mundo em consumo de pizza e diariamente mais de um milhão de unidades são produzidas. O amor do brasileiro pela pizza é enorme, mas a grande parte dos fãs não sabe fazer uma boa pizza. O chef Henrique Campos é especialista em gastronomia italiana e aprendeu na Itália as melhores dicas para a pizza perfeita. Hoje, ele comanda o Figurate Italian Food, restaurante especialista nos sabores da Itália e que faz uma das pizzas mais saborosas de Curitiba.

Para ele, os segredos são três: temperatura do forno e da forma, quantidade de água e a farinha. “A água deixa a pizza mais leve e gostosa, assim como a forma quente faz toda a diferença. São pequenos detalhes que impactam no sabor final”, diz. Confira as dicas!


Forno quente

É preciso sempre aquecer o forno e também a forma da pizza por pelo menos 20 minutos na temperatura mais alta. “Outra boa dica é assar na temperatura de 280 graus”, conta o chef Henrique Campos.

Farinha

A pizza precisa de uma farinha de trigo forte, ou seja, precisa ter ao menos de 10% até 12% de proteínas, o famoso índice alto de W. Quanto mais alto o W, mais a farinha absorve água, o que ajuda a desenvolver o glúten e a ficar mais gostosa. Olhe sempre no rótulo para saber se a farinha está de acordo com as dicas para uma pizza perfeita.

Água

Hidratar a pizza é fundamental. Pelo menos 65% da pizza precisa ser de água gelada na massa.

Fonte: assessoria de imprensa