Chef suíço da Rede Windsor ensina receita original de fondue de queijo
Fondue de queijo

O frio chegou, e com isso, a temporada de fondue está oficialmente aberta. Assim, o chef suíço Bertrand Bovier, responsável pela cozinha do Windsor Marapendi, ensina a receita do tradicional fondue suíço. E ainda separou quatro dicas especiais para preparar o prato em casa, mantendo-se fiel à receita original.

1 – Origem do fondue mostra como deve ser feito: o fondue de queijo é oriundo dos alpes suíços, da região de Valais, lá ele se chama Moitié-Moité, que significa meio a meio. Esse nome é usado, pois são utilizados dois tipos de queijo de qualidade e sabores diferentes. Aqui no Brasil, o chef Bertrand aconselha utilizar um queijo tipo gruyere – não muito salgado –  e um queijo gouda. Os queijos podem ser ralados ou cortados em pequenos cubos.

2 – Acessório e ingrediente indispensáveis: a panela específica para fondue se chama caquelon e o uso de Kirsch (água ardente de cereja) é indispensável.

3 – Como servir: o prato pode ser servido com cubos de pão espetados na ponta do garfo ou direto no prato sobre uma batata cozida descascada. O único tempero necessário é a pimenta fresca moída na hora.

4 – Para acompanhar: o vinho indicado para acompanhar o prato é um vinho branco seco.

Confira abaixo o passo a passo de como preparar um delicioso Fondue Valaisanne:

Ingredientes por pessoa

150ml de vinho branco seco

1 dente de alho

100g de queijo tipo gruyere

100g de queijo tipo gouda

1 colher de chá de amido de milho diluído em um pouco de vinho

25ml de Kirsch

Modo de preparo

Antes de tudo, esfregar o caquelon frio com alho (pode deixar o alho dentro se preferir). Em seguida, despejar o vinho e deixar levantar a fervura devagar, quando borbulhar abaixe o fogo e adicione o amido diluído no vinho para engrossar até obter uma calda leve. Em seguida, acrescente os queijos de uma vez só e mexa com uma colher de pau em fogo baixo (sempre mexer, principalmente no fundo para não queimar). Quando o queijo estiver derretido e borbulhando adicione o Kirsc. Por fim, colocar no meio da mesa e cada convidado irá se servir.

Curiosidade

Pela tradição, quando um convidado deixa um pedaço de pão cair no caquelon, deve pagar uma rodada de bebidas.