Em Santa Catarina, a canjica é tradição e a receita é passada de geração em geração, como é o caso da dona Erna Reis Colzani. Muito conhecida em Balneário Piçarras, litoral norte de Santa Catarina, pelo preparo da canjica, ela aprendeu o passo a passo com a mãe, a dona Niquinha Reis. Hoje com 72 anos, quatro filhos, 10 netos e cinco bisnetos, dona Erna faz questão de preparar o doce típico e ensinar seus descendentes, continuando este legado familiar. “Normalmente faço a canjica na época de Páscoa e nas festividades de São João”, afirma dona Erna, que lembra da tradição antiga de servir canjica na Sexta-feira Santa.
O doce é a atração principal na gastronomia do Piçarraiá que será realizada no primeiro final de semana de julho (5 a 7). Na festa será produzida a maior canjica do Brasil, com mais de duas toneladas que deve servir cerca de cinco mil pessoas.
A origem do prato é desconhecida. Alguns estudiosos afirmam ser africana, outros asiática e até indígena, mas independentemente de como surgiu, a verdade é que a canjica se tornou um prato tipicamente brasileiro muito famoso, principalmente na época das festas de junho e julho.
Para já deixar aquela água na boca, dona Erna compartilhou sua receita especial, mas já adiantou que existem dois segredos para a canjica ficar tão saborosa. O primeiro deles é que ela cozinha no fogão à lenha que dá aquele sabor tradicional e o segundo é preparar o doce com muito amor e carinho, prezando sempre por bons ingredientes.
Receita Canjica
Ingredientes
500g de milho de canjica
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 litro de leite fervendo
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco
Coco ralado a gosto
Canela a gosto
Modo de preparo
O primeiro passo é deixar a canjica de molho por aproximadamente 12 horas, depois é preciso lavar o milho e cozinhar na água com o açúcar e um apitada de sal até ver que o milho está cozido.
Depois, acrescente o litro de leite fervendo, o leite condensado, o leite de coco, coco ralado e, para finalizar canela, a gosto.
Serviço
O quê: Piçarraiá 2019
Quando: de 5 a 7 de julho
Onde: Ginásio Aurélio Solano de Macedo, no Centro
Ingressos: 1kg de alimento não perecível
Informações: Setur (47) 3347 0329 – turismo.picarras.sc.gov.br
Fonte: assessoria de imprensa