Vale mais a pena fazer compras semanais ou mensais? Na verdade, não existe uma resposta exata para essa dúvida que paira na cabeça. E isso ocorre simplesmente porque os fatores como renda e necessidades específicas de cada consumidor influenciam muito na decisão de compra.

E para ajudá-lo nessa decisão, o diretor de produtos da ValeCard, Alan Ávila, selecionou 3 vantagens e 3 desvantagens de cada tipo de compra para  que você possa avaliar o que se encaixa melhor na sua rotina. Confira:

 

 

 

 

Compras Semanais

 

Vantagens

Produtos frescos: Alimentos como carne, frutas e verduras são altamente perecíveis e a ida extra ao sacolão ou açougue pode ser evitada. Além disso, as chances de escolher produtos com data de vencimento próxima são menores;

Comparação de preços: com a maior frequência de visitas ao supermercado, é possível visitar um estabelecimento diferente a cada semana, o que torna mais fácil comparar os valores entre eles;

Foco no que realmente é necessário: como o número de visitas ao mercado é maior fica mais fácil saber o que é preciso comprar, evitando assim gastos desnecessários e desperdícios;

 

Desvantagens

Mais tempo dedicado as idas semanais ao mercado fazem com que você gaste mais tempo nas compras e em filas;

Tentações: fica mais difícil resistir a tentações com o carrinho vazio;

Menos desconto: como a compra será feita em menor quantidade, as promoções para compras de vários itens do mesmo produto acabam sendo perdidas;

 

Compras Mensais

 

Vantagens

Descontos: como é necessário comprar produtos para estocar é comum a compra de vários itens repetidos, sendo possível aproveitar as promoções de um atacado;

Ganha de tempo: como a ida ao supermercado é apenas uma vez ao mês, ganha-se um tempo considerável para desempenhar outras atividades;

Melhor planejamento diário: como já se sabe o que tem em casa, é possível executar as atividades domésticas sem se preocupar em repor o estoque.

 

Desvantagens

Diminuição do poder de pesquisa: no geral, as compras mensais são feitas em um único mercado, o que faz com que não seja possível comparar os preços em outros estabelecimentos;

Desperdício: a probabilidade de comprar quantidades exatas de cada produto é menor, o que faz com que os produtos acabem estragando ou não sendo utilizados;

Poucas ofertas: a visita mensal oferece menos acesso às promoções semanais e ofertas relâmpago.