O tarte tatin, elaborado pelas chefs Izabela Dolabela e Carla Pernambuco, é fácil de fazer. Desse modo, esta receita foi em parceria com a Raízs, plataforma que conecta o consumidor interessado em alimentos orgânicos ao pequeno produtor.
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo orgânica
100 g de manteiga orgânica gelada em cubos
1 colher (sopa) de açúcar orgânico
Uma pitada de sal orgânico
1 a 3 colheres (sopa) de água gelada
6 maçãs verdes orgânicas
½ limão tahiti orgânico
120 g de manteiga orgânica
1 ¼ xícara (chá) de açúcar orgânico
canela em pó a gosto
Modo de preparo (massa)
Em primeiro lugar, corte a manteiga em cubinhos. Ao mesmo tempo, misture a farinha, o açúcar, e o sal em um bowl. Em seguida, coloque os cubos de manteiga e misture com as mãos sem desmanchar completamente a manteiga. Assim, vá adicionando água gelada até conseguir formar uma bola. Logo após, deixe pedacinhos de manteiga aparentes, na massa, não trabalhe ela demais. Dessa forma, quanto menos, mais crocante ela fica. Em seguida, Eembrulhe a massa com papel filme. Leve à geladeira por umas 3 horas.
Modo de preparo
Descasque e retire as sementes das maçãs. Corte a maçã (na vertical) em 4 partes e regue com o suco de limão. Em uma panela, coloque o açúcar e a manteiga e leve ao fogo médio. Deixe a mistura ficar amarelada, baixe o fogo e coloque as maçãs. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.
Em uma forma redonda antiaderente, distribua as maçãs sem deixar folgas, formando uma escama. Regue a calda que ficou na panela e polvilhe canela em pó. Abra a massa numa superfície enfarinhada, até ficar um pouco maior que a forma (use um rolo de macarrão). Coloque a forma sobre a massa já aberta e com uma faca corte margem (deixe pelo menos 1 cm). Coloque a massa na forma cobrindo as maçãs.
Com a ajuda de um garfo, force as bordas da massa para baixo (lembre-se de que a torta será virada depois de assada). Leve a torta em forno pré-aquecido (180 graus) e deixe assar por 50 minutos ou até que a massa fique dourada.
Para desenformar a torta coloque um prato sobre a forma e vire de uma vez. O ideal é desenformar ela ainda morna, para não grudar.