Essencial para a saúde dos ossos e dos dentes, o leite de vaca é uma das melhores fontes de cálcio. Afinal, é especialmente necessário na infância e adolescência, mas importante até a terceira idade. Porém, para pessoas veganas, que possuem intolerância à lactose ou mesmo que procuram por uma opção menos calórica, os leites vegetais são uma excelente escolha. Desse modo, para ajudar na hora de decidir qual o leite vegetal ideal para você, a Dra. Renata Domingues, médica especializada em Nutrologia, diretora responsável da Clínica Adah e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia Médica (Abranutro), apontou os mais conhecidos e explicou os benefícios de cada um deles. Confira:
– Leite de Inhame: Rico em vitaminas B6, C, ferro, cálcio, potássio e magnésio, o consumo regular do Leite de Inhame potencializa a atuação do sistema imunológico e melhora a qualidade do sangue, auxiliando na prevenção de infecções e inflamações e na eliminação das toxinas do sangue através da pele, dos rins e do intestino, já que possui propriedades depurativas e desintoxicantes. “Devido aos nutrientes bioativos presentes no tubérculo, o Leite de Inhame ainda possui outros benefícios como o fortalecimento dos ossos e o equilíbrio dos níveis de progesterona, auxiliando assim nos sintomas da TPM”, afirma a Dra. Renata. “Rico em amido e fibras e com baixo índice glicêmico, o leite é ainda uma ótima fonte de energia, controlando os níveis de açúcar no sangue, além de facilitar a digestão.”
– Leite de Castanha de Caju: Repleto de vitaminas e minerais, o Leite de Castanha de Caju ajuda a fortalecer os ossos, blindar o sistema imunológico, prevenir o envelhecimento e proteger a visão, pois é rico em cálcio, antioxidantes e vitaminas A, D, E e do complexo B. “Com apenas 25 calorias por copo, este leite ainda contém alto teor de Ômega-3, 6 e 9, nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo. Além disso, o leite é fonte de nutrientes como o fósforo, que previne a osteoporose, e o potássio, importante para a saúde do sistema cardiovascular”, destaca a médica.
– Leite de Semente de Girassol: Rico em gordura saudável, o Leite de Semente de Girassol é uma excelente fonte de nutrição. Afinal, as sementes de girassol são carregadas de nutrientes, como fibras, proteínas, ácidos graxos essenciais, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, zinco, magnésio, potássio, manganês e selênio. “Com grande quantidade de vitamina E e de triptofano, o leite de Semente de Girassol proporciona benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios. Assim como pode ajudar a tratar a depressão e a ansiedade, já que melhora as atividades cerebrais. Ótima fonte de energia, as sementes de girassol também foram ligadas à redução do colesterol, da pressão arterial e do açúcar no sangue. Assim, promovem a saúde do sistema cardiovascular”, explica a especialista.
Segundo a Dra. Renata Domingues, além de todos esses benefícios, os leites vegetais são deliciosos e podem ser encontrados em diversas lojas de alimentos naturais. “Os leites vegetais devem sempre fazer parte de um plano alimentar saudável. Mas é necessário o acompanhamento por um nutricionista ou nutrólogo, no caso de restrições por alergias ou intolerâncias”, finaliza.
Fonte: assessoria de imprensa