Conheça a tradição e os benefícios do chá turco
Chá da Turquia

Chá na Turquia é uma bebida levada a sério. Consumido diversas vezes ao dia, o chá está presente em todas as casas, sendo um importante marco da hospitalidade no país. Ser convidado a tomar uma xícara de chá representa a acolhida e faz parte da cultura.

O autêntico chá turco segue algumas regras de preparo que o tornam especial. A bebida é feita diretamente das folhas das ervas de chá-preto, que são colocadas na parte de cima de uma chaleira de dois andares. Na parte de baixo fica a água, que é colocada para ferver. Esse processo ajuda a intensificar o sabor da erva e deixa o chá mais saboroso. A água fervendo é despejada nas folhas, que ficam em imersão por cerca de 15 minutos. Pode ser adicionado açúcar, mas sem leite. Para servir, é misturado um pouco de chá concentrado na base do copo, mesclando parcialmente com água fervendo, dosando entre mais claro (mais fraco) ou mais escuro (mais forte), a gosto.

O chá-preto é produzindo na costa oriental do Mar Negro, no norte do país, principalmente na província de Rize, que tem um clima ameno, com alta precipitação e solo fértil. Mais de 200 mil produtores trabalham na região que, em 2018, atingiu o pico de produção de 1 milhão e 475 mil toneladas de chá fresco e 295 mil toneladas de chá seco, sendo o 5.º maior produtor mundial de chá.

Como bons apreciadores da bebida, além do chá-preto, outros sabores são comuns, como a tília, sálvia e romã.

Chá de tília

Desconhecida no Brasil, o chá de tília é um dos mais comuns na Turquia, principalmente durante o inverno. Sua ingestão, além de ter um leve sabor de limão, ajuda contra resfriados e febre. Suas propriedades ainda ajudam no relaxamento muscular, combatendo o estresse do dia a dia. O sabor da flor de tília é leve, quase cítrico, de cor esverdeada.

Chá de sálvia

Por aqui utilizamos a sálvia como tempero, mas na Turquia é quase exclusivamente utilizada no preparo de chá. Acredita-se que traz benefícios aos sintomas da menopausa, além de ajudar com gargantas inflamadas e tosse. A forte composição fitoquímica da erva significa que ela é eficaz na redução do estresse, sudorese, sintomas da menopausa como ondas de calor e saliva. É usado também com frequência para reduzir a produção de leite materno, e é por isso que você raramente verá uma nova mãe bebendo ele – mas não se preocupe, existem outros chás de ervas para isso!

Chá de romã

A Turquia tem uma grande tradição com romã. A região da Anatólia é uma das principais produtoras da fruta e ela está presente em diversas receitas do país. No chá, o sabor se intensifica, tornando a bebida única. É um forte antioxidante, melhorando a saúde cardíaca.

 

Fonte: assessoria de imprensa