Nós sabemos da eficácia da vitamina C como um importante antioxidante, sendo muito indicado e usado para o rejuvenescimento da pele nos procedimentos estéticos, além dos demais benefícios. Hoje, o uso da Vitamina C já se tornou rotina nos cuidados com a pele, promovendo progressivamente a melhora na sua textura e cor.
Leia também
É época de tangerina! Aproveite a deliciosa fruta, fonte de vitamina C
Também chamado de ácido L-ascórbico por alguns dermatologistas, a vitamina C se faz presente nos dermocosméticos, nos protetores solares faciais, nos hidratantes e cremes manipulados e em outros produtos da área estética.
Em uma situação de Pós-Operatório, além dos medicamentos, recomenda-se uma dieta rica em vitamina C, dependendo da prescrição médica, para cada tipo de intervenção cirúrgica. Além de comidas leves, alimentos ricos em proteínas que geralmente são indicados, a vitamina C ajuda a dar resistência ao sistema imunológico, protegendo o organismo das doenças, principalmente em períodos mais delicados, como é o caso do pós-operatório.
Segundo a Dra. Priscila Afonso, fisioterapeuta dermatofuncional, diretora da Clínica Priscilla Afonso, onde atua com Estética facial e corporal há mais de 18 anos – A vitamina C ajuda com os radicais livres, evitando manchas e rugas. Ela é utilizada tanto no tratamento interno quanto externo, tendo assim seu efeito muito mais potencializado.
Alem disso, já existem estudos que mostram que ela ajuda na cicatrização dos tecidos, e entre eles podemos destacar o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) do Porto (Portugal) e da Universidade de Leicester (Reino Unido), comprovando o poder da Vitamina C na regeneração da pele.
“Como eu trabalho muito com o pós-operatório, afirmo que a vitamina C é de fato um excelente cicatrizante da pele, por isso eu sempre indico para os meus pacientes de pós operatório ou pós-procedimento, ou ainda quando algum paciente vai fazer determinado procedimento que pode manchar a pele, que faça uso deste maravilhoso antioxidante e despigmentante., completa a Dra. Priscila Afonso que assina uma linha de dermocosméticos que incluem tanto a vitamina C de uso interno quanto de uso externo, pelo laboratório MedFormulá, by Priscilla Afonso.
A vitamina C, agindo diretamente na região cutânea, pode ainda proteger a pele das agressões externas, seja pela radiação solar, pela poluição e demais agentes que podem levar ao envelhecimento precoce.
Dra Priscila também explica que o nosso corpo utiliza a Vitamina C para repor o tecido lesionado, trocando-o pelo cicatricial, curando com maior rapidez e facilidade as feridas e lesões, sendo ela a principal responsável pela cicatrização da pele.
Quando uma pessoa tem deficiência de vitamina C, a cicatrização de uma ferida cirúrgica, por exemplo, é mais lenta, mais difícil.
Como o nosso corpo não produz a vitamina C naturalmente, precisamos da suplementação através da alimentação e de produtos formulados com esse fim.
Seguem abaixo alguns benefícios da Vitamina C:
- A produção de colágeno é estimulada
- Aumento da imunidade
- Atrasa os efeitos do envelhecimento
- Combate os radicais livres
- Deixa a pele mais firme
- Melhora cicatrizes de acne
É aconselhado o uso de vitamina C a partir dos 20 anos de idade, aumentando o consumo aos 30 devido ao processo de perda de colágeno e elastina.
Fazendo o uso diário de vitamina C o nível de imunidade das células aumentará, combatendo assim a ação dos radicais livres. Dra. Priscilla também diz que esta vitamina, associada ao protetor solar, potencializa a ação protetora do mesmo , sendo interessante fazer o seu uso pela manhã, junto à sua rotina Skin Care, pois também é um excelente hidratante.
Para qualquer tratamento de pele, pós-operatório ou não, consulte sempre um dermatologista para o devido tratamento – finaliza a Dra. Priscila Afonso.
Fonte: assessoria de imprensa