A tradição culinária francesa e italiana apresenta um fator em comum: a paixão por queijos. Os dois países têm um consumo e produção de queijo marcante em suas culturas. Além da popularidade na Europa, os queijos conquistaram o paladar dos brasileiros. E para expandir o seu conhecimento culinário, Tirolez explica sobre os tipos clássicos e tradicionais desses países: o Brie e o Camembert, da França, e o Parmesão, Mussarela, Provolone, Ricota fresca e Gorgonzola, da Itália.
Queijos franceses
Brie: Um dos queijos mais antigos da França, o Brie já foi o alimento preferido de reis e rainhas. Sua textura e sabor se modificam de acordo com o tempo.Quando possui entre 1 e 15 dias de fabrição, possui sabor mais suave, textura mais firme e casca branca. De 15 a 30 dias, seu sabor fica mais assentuado e a textura mais cremosa. Após 30 dias, se torna bastante cremoso e a casca ganha uma coloração não uniforme.
Camembert: parecido com o brie, surgiu na região da Normandia, em um vilarejo chamado Camembert, que deu origem ao seu nome. Possui textura bastante cremosa e sua casca é branca, aveludada e pode ser consumida. Quanto ao sabor, é mais intenso e assentuado que o brie.
Dica: para provar os Queijos Brie e Camembert Tirolez: retire-os da geladeira pelo menos 40 minutos antes de consumir. Sirva com acompanhamentos suaves, como frutas, geleias, nozes, castanhas e mel, para realçar o sabor e tornar a experiência de consumo ainda mais especial.
Queijos italianos
Parmesão: o clássico Parmigiano-Reggiano tem esse nome em referência às regiões produtoras do queijo e às províncias de Parma, Reggio Emilia, Módena, Bolonha e Mântua. Entre as principais caracterísitas do parmesão estão o baixo teor de umidade e a textura granular. O queijo demora no mínimo 6 meses para ficar pronto e são utilizados 13 litros de leite para produzir 1 kg.
Versátil, é uma ótima opção para servir em tábuas de queijos e frios, além de servir de ingrediente em receitas diversas, como suflês, gratinados e risotos. Também vale a pena apreciá-lo sozinho, com um bom vinho.
Mussarela: bastante popular em diversas regiões do mundo, mussarela é um queijo macio e não maturado, que possui a coloração branca ou levemente amarelada. É encontrado em diversos formatos: fatiados, para lanches ou em peças maiores, de 3,5 kg. Sua chegada no Brasil aconteceu por intermédio dos primeiros imigrantes italianos no país, entre os anos 1860 e 1890.
Provolone: o queijo provolone possui um sabor lácteo e defumado, que varia de acordo com o tempo de maturação. Em algumas regiões na Itália, é consumido mais maturado, ficando com o sabor ainda mais atenuado.
No Brasil e nas principais regiões da Itália, durante a produção, a massa do provolone é amarrada com cordas ou redes até que o queijo fique seco. Após este processo, é defumado até que atinga o sabor e aroma ideais. O provolone da Tirolez passa por uma defumação natural, seguindo a risca a original. Pode ser utilizado ralado, para realçar o sabor dos molhos, empanado como entrada, ou incluido em tábuas de queijos, acompanhado de vinho ou cerveja.
Ricota fresca: de coloração branca, textura leve e baixo teor de gordura, o grande diferencial da ricota entre os outros queijos é a sua produção: é feita a partir do soro do leite. Similar ao queijo branco, possui muitas proteínas e poucas calorias, ideal para um cardápio mais saudável e equilibrado. Versátil, a ricota pode ser utilizada para o preparo de doces ou salgados, como recheio para panquecas ou em torradas.
Gorgonzola: surgiu no Vale do Pó, região italiana localizada na cidade Gorgonzola, que deu origem ao nome do queijo. Seu preparo é realizado da da seguinte forma: primeiro o fungo é adicionado ao queijo e, posteriormente, é perfurado por agulhas de aço para a ingestão de oxigênio, que permite que se desenvolva com o sabor e aroma característicos.
Sua texura é macia e sabor marcante, ficando mais intenso quando está proximo ao vencimento. Por sua cremosidade, é uma boa opção no preparo de molhos, massas e sopas. Também pode ser degustado puro, acompanhado de um bom vinho.
Fonte: assessoria de imprensa