Cozinha inclusiva: alunos lançam projeto com foco em necessidades alimentares específicas
A iniciativa dos cursos de Gastronomia e Nutrição promove a inclusão por meio da criação de receitas adaptadas para pessoas com restrições alimentares; O projeto conta com um e-book gratuito e está disponível para toda a população
138
Imagem: Freepik
Os alunos do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), por meio de um projeto interdisciplinar, está lançando o e-book gratuito “Cozinha Inclusiva: receitas inovadoras para diferentes necessidades alimentares”. Os cursos de Gastronomia e Nutrição estão promovendo inclusão através da criação de receitas adaptadas para pessoas com restrições alimentares. Assim como intolerância ao glúten, açúcar, lactose ou dietas veganas, visando sabor e valor nutricional.
De acordo com Vitor Skif Brito, coordenador do curso de Gastronomia do CEUNSP e idealizador do projeto, a ação surgiu da crescente demanda por opções alimentares que atendam às necessidades específicas de cada indivíduo. Alergias, intolerâncias e escolhas pessoais têm desafiado a criatividade dos profissionais da área, impulsionando a criação de novas práticas culinárias.
“Acreditamos que a comida tem o poder de unir as pessoas, independentemente de suas necessidades alimentares”, afirma o coordenador. “Por isso, desenvolvemos um trabalho que vai além da técnica. Assim, buscando a sensibilização dos alunos para a importância da inclusão e da responsabilidade social na gastronomia”.
O projeto, que conta com mais de 30 alunos, resultou na produção de um e-book Assim, apresenta informações relevantes sobre o tema, receitas adaptadas e dicas de como substituir ingredientes tradicionais por opções mais saudáveis e inclusivas. O trabalho de pesquisa e organização foi conduzido pelos alunos do 4º semestre de Nutrição, sob a supervisão da Flávia Volpato, coordenadora do curso de Nutrição do CEUNSP.. Já as receitas foram elaboradas pelos alunos dos 3º e 4º semestres de Gastronomia, supervisionados por Brito.
“Foi um trabalho desafiador, mas muito gratificante”, conta a coordenadora de Nutrição. “Os alunos e professores envolvidos tiveram a oportunidade de aprender e aprimorar sobre as diferentes necessidades alimentares. Além disso, a adaptação das receitas para que todos pudessem desfrutar de uma refeição saudável, saborosa e segura”, explica.
Docentes e alunos de Gastronomia e Nutrição alinham a iniciativa aos ODS 3 e 12, promovendo saúde, bem-estar e consumo responsável. O projeto também reafirma o compromisso do CEUNSP com a inovação, inclusão e a saúde, inspirando novas práticas culinárias alinhadas aos desafios da sociedade atual.