Dia da Imigração Japonesa: o amor do brasileiro pela gastronomia do Japão
Empório Santa Maria Sushi Bar Foto: divulgação
Nesta sexta-feira (18.06) é comemorado o Dia da Imigração Japonesa e não dá para falar dessa cultura sem pensar na gastronomia. O brasileiro se apaixonou pela culinária nipônica que se tornou uma das mais pedidas em deliveries e restaurantes, especialmente em São Paulo. De acordo com uma pesquisa do aplicativo Rappi divulgada em agosto do ano passado, “Comida Japonesa” foi a segunda categoria mais pedida na pandemia, perdendo apenas para os hambúrgueres.

Segundo o Marcelo Kunigami, chefe do aclamado Empório Santa Maria Sushi Bar, com vinte anos de experiência, esse sucesso acontece pois a colônia japonesa já está há muito tempo integrada no Brasil. Assim, no convívio do brasileiro, se transforma em uma refeição tão comum quanto às tradicionais do país. Para ele, a mistura entre a tradição japonesa e o paladar brasileiro é parte do segredo para esta paixão.

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Chef Marcelo Kunigami
“Toda culinária estrangeira acaba sofrendo algum tipo de adaptação pelo paladar brasileiro. Acho de grande valia para a aceitação de culturas e hábitos alimentares tão diferentes quanto o oriental que realmente haja algum tipo de adaptação ou modificação para o paladar local”, explica o especialista, que se refere a pratos como o Hot Roll e ingredientes como o Cream Cheese.

O avô de Kunigami chegou ao Brasil como parte da imigração, no ano de 1920, trabalhando na área rural de Paraguaçu Paulista. Décadas depois, em 1998, o chef teve o primeiro contato com a gastronomia nipônica, trabalhando em um grupo de fast food temático onde se apaixonou pela arte desta culinária. Agora, comanda o Empório Santa Maria Sushi Bar, restaurante que recebeu diversas recomendações, como a indicação da Veja em 2020 e da revista Comer e Beber.

“De 2019 para 2020, o Empório Santa Maria Sushi Bar deixou de ser um restaurante All Day com serviço de café, buffet e sushi, para virarmos um restaurante somente japonês. Com isso, o crescimento de venda de sushi comparando o segundo semestre de 2019 com o mesmo período de 2020 foi de 24%. Durante a pandemia, estamos trabalhando dentro das normas exigidas pelo governo, e tivemos uma mudança no tipo de serviço: deixamos de atender com o buffet e estamos somente com o a la carte, take out e atendimento via Rappi”, elabora Kunigami.

Os carros-chefe são o sushi atum com foie gras e o sushi salmão trufado, os dois pratos mais vendidos da casa. Para o chef, a popularidade do restaurante é devido aos profissionais focados em fazer o melhor, bom suporte administrativo e alto padrão de análise da matéria prima, exigindo sempre insumos frescos e de alta qualidade.

 

Fonte: assessoria de imprensa