Cozinhar é prazeroso para uns e um fardo para outros, porém, é um processo necessário para nossa subsistência e precisa ser ensinado desde cedo. É durante a infância que o paladar e hábitos que levaremos para o restante de nossas vidas são moldados. Por isso, é o momento ideal para começar a aprender a preparar alguns pratos triviais.
Ensinar uma criança em idade escolar a cozinhar pode parecer algo muito desafiador, mas a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) vai trazer algumas dicas especiais que tornarão o ato de cozinhar mais divertido e atrativo para pais e filhos e, no final, uma receita que vai permitir colocar em prática tudo que vocês aprenderem juntos, que tal?
Comece pelo simples
É muito importante que fique claro para as crianças que cozinhar não precisa ser algo chato e cansativo. Por isso, nada de colocar os pequenos em atividades complicadas logo de cara, eles podem começar com tarefas simples, como separar ingredientes e utensílios, ir lavando a louça para evitar o acúmulo ou olhar no relógio o tempo de cozimento.
“Como cozinhar, nessa fase da vida, é uma atividade lúdica, precisamos pensar que estamos simulando uma cozinha profissional. E ao ‘brincar de chef’, a criança vai atuar como uma assistente. Porém, a ajuda dela pode ir além, com a escolha do menu e dos ingredientes dos pratos”, pontua Thais Fagury, engenheira de alimentos e presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço).
As embalagens de aço, inclusive, podem ajudar a tornar o ato de cozinhar ainda mais prático e rápido.
Planejamento e organização
O ato de cozinhar consiste em realizar processos em sequência. Porém, para que esses passos resultem em um prato, é necessário que tudo esteja organizado e, de preferência, seja planejado com antecedência para evitar problemas. “A cozinha é o melhor lugar para ensinar conceitos básicos de planejamento e organização para as crianças, o que elas aprendem cozinhando, podem aplicar nos mais variados aspectos de suas vidas”, destaca Thais.
Mas melhor que falar é fazer, não é mesmo? Então, que tal praticar um pouco dos conceitos ensinados aqui na preparação de uma sobremesa deliciosa e econômica? Veja como preparar um saboroso pavê de morango e suspiro, divirta-se com seus filhos na cozinha e tenha um feliz Dia das Crianças!
Pavê de suspiros com morango
- 2 latas de leite condensado;
- 1 colher (sopa) de manteiga;
- 1 lata de creme de leite (300g);
- 1 pacote de biscoito Maria (350g);
- 3 xícaras (chá) de morangos picados;
- 2 xícaras (chá) de chantilly pronto;
- 2 xícaras (chá) de suspiros;
- Morangos inteiros para decorar.
Modo de preparo
- Em uma panela, derreta a manteiga em fogo baixo;
- Adicione o leite condensado e mexa em fogo baixo até atingir o ponto de fervura;
- Cozinhe por mais 2 minutos e tire do fogo;
- Adicione o creme de leite e mexa;
- Reserve.
Montagem (essa parte as crianças podem ajudar e se divertir!):
- Forre um refratário médio com uma camada de biscoito;
- Intercale com uma camada do creme e uma camada de morango;
- Repita o processo até a última camada, que deve ser de creme;
- Espalhe o chantilly e o suspiro;
- Em seguida, decore com morangos inteiros;
- Leve à geladeira por 2 horas;
- Sirva em seguida.