No dia 28 de maio é comemorado o Dia Mundial do Hambúrguer, um dos alimentos mais consumidos no mundo, popularmente encontrado em diversas redes de fast foods, mas que também é muito apreciado na culinária caseira servindo como base para criar receitas com temperos e sabores além do comum.
Para celebrar essa data, a Kitano traz 5 dicas de como preparar um hambúrguer especial, de forma prática, e em casa. Para promover uma experiência sensorial para lá de interessante ao paladar, o churrasqueiro profissional José Mateus Lima, mais conhecido como Barbecue King nas redes sociais e também parceiro da marca, revela os principais segredos da produção:
“Preparar hambúrgueres caseiros é uma tarefa divertida que estimula o poder da criatividade na cozinha. Além da escolha da carne, saber qual tipo de tempero é ideal para potencializar o sabor é um dos desafios que pode ser rapidamente solucionado com a variedade de produtos encontrados no portfólio da Kitano”, revela José Mateus. Veja abaixo as 5 dicas do expert em churrasco e mãos na carne!
1. A escolha da carne faz diferença
A escolha da carne é fundamental. Dê preferência por uma carne de qualidade, não necessariamente a mais cara, mas um pedaço que ressalte o sabor, afinal, o corte será moído. É possível fazer um blend entre os tipos de carne, ou seja, optar por cortes mais acessíveis e saborosos, como acém, peito, bananinha, costela e fraldinha.
2. Atente-se para a porcentagem de gordura
Para obter um hambúrguer saboroso, a gordura é um ponto-chave, pois é ela que permite essa característica e suculência, além de ajudar a dar liga. Essa liga é dada naturalmente com a carne gelada e a gordura. Em média, é interessante que o hambúrguer tenha 20% de gordura. Por exemplo, se fizer 1kg de hambúrguer, pode montar o seguinte blend: 400g de peito + 400g de acém + 200g de gordura de peito.
A quantidade de gordura muda dependendo do método de cocção. Caso seja feito na chapa, recomenda-se em média 20% de gordura. Caso seja feito na brasa, essa média aumenta para 30%, visto que muita gordura é perdida na grelha.
No entanto, caso esteja preocupado com a saúde recorrer a carnes magras é sempre uma opção, inclusive carne de frango pode ser utilizada.
3. Acerte o tempero
A escolha dos temperos também é um ponto fundamental que vai garantir a experiência degustativa sob diferentes formas. O tempero entrará apenas no momento que a carne for para a grelha. Uma ótima dica para hambúrgueres é o tempero Kitano Sal de Parrilla com Pimenta da linha Churrasquear, pois esse blend de temperos promove um sabor muito atrativo e peculiar. Além dele é possível utilizar também o Dry Rub para carnes bovinas ou caso esteja preparando um hamburguer de frango é possível utilizar o Dry Rub para aves também da linha Kitano Churrasquear.
4. Pão influencia no sabor
O pão é um item importante no preparo de uma refeição com hambúrguer sendo o prato principal e será ele quem dará estrutura e, ainda, pode influenciar no sabor. Para que o hambúrguer fique perfeito, é importante selar o seu pão com manteiga. Esta ação é importante para que o pão não se encharque com os sucos da carne.
5. Tempo de grelha do hambúrguer é parte fundamental do preparo
Seja em uma frigideira ou na grelha da churrasqueira, o que deve ser levado em consideração é a alta temperatura que irá promover uma crostinha na carne. Conhecida como Reação de Maillard, essa ação permite aos alimentos características como sabor, cor e aroma. Se a temperatura estiver baixa, o hambúrguer irá cozinhar e diminuir muito, não ficando tão saboroso e atrapalhando a montagem. Ao fazer a crostinha de um lado, pode virar do outro e colocar o queijo para derreter. O ponto certo do hambúrguer vai depender do gosto de quem irá consumi-lo.
Com essas dicas da Kitano e do influenciador José Mateus Lima do perfil @barbecue king, agora o próximo passo é colocar a criatividade na cozinha e chamar os amigos e familiares para degustarem um hambúrguer caseiro feito com diferentes combinações de temperos e segredinhos especiais.
Fonte: assessoria de imprensa