Tradicional, fácil de fazer e com um sabor delicioso. Essas são algumas características do pudim, o doce que está sempre marcando presença na mesa do brasileiro. Por isso, a sobremesa tem até um dia especial: 22 de maio. Pensando em ajudar no preparo dessa receita, a culinarista de Receitas Nestlé, Miriam Chagas, esclarece quatro dúvidas sobre o doce, que ajudam a criar um pudim perfeito. Confira!
1. O pudim deve ter furinhos ou não?
Isso é uma questão de gosto e depende de cada cozinheiro, sendo a temperatura do forno que vai determinar a presença ou não dos furinhos. Para quem deseja um pudim com textura lisinha, sem furinhos, é preciso levá-lo ao forno a 180º, por 1h30. Já quem gosta do doce com furinhos, deve cozinhá-lo ao forno a 220º, também por 1h30.
2. Como saber se o ovo está bom para uso?
Se você quer descobrir de forma rápida e prática se o ovo está bom para uso, deve colocá-lo dentro de um copo com água. Se ele afundar, está bom, caso contrário não servirá para uso e deve ser jogado fora.
3. Como evitar que o pudim fique com cheiro forte de ovo?
Para não deixar aquele cheiro de ovo no pudim, é necessário bater a mistura por pelo menos um minuto no liquidificador. Assim, ela ficará bem homogênea e sem cheiro de ovo.
4. Para a calda, posso trocar açúcar refinado por açúcar demerara?
Sim, é possível. No entanto, é preciso ficar atento ao tempo de derretimento do açúcar e à cor do caramelo, que são diferentes de produto para produto. Confira o ponto ideal do caramelo aqui .