29 de setembro é a data para lembrar que o desperdício de alimentos é um problema global que acarreta consequências negativas em várias áreas. Este dia reforça a necessidade da conscientização para resolver uma questão que repercute negativamente no meio ambiente, na economia e na segurança alimentar. Um dos direitos humanos fundamentais, a segurança alimentar desempenha um papel crítico na prevenção da fome e da desnutrição.
Impacto ambiental
O desperdício de alimentos contribui significativamente para a degradação ambiental. Quando os alimentos são descartados, todos os recursos utilizados para produzi-los, como água, terra, energia e fertilizantes, são desperdiçados. Além disso, o descarte de alimentos em aterros sanitários gera a emissão de gases de efeito estufa, como o metano, que contribuem para as mudanças climáticas.
Fome e insegurança alimentar
Enquanto existe o desperdício de uma parte significativa dos alimentos, milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de fome e insegurança alimentar. A redução do desperdício de alimentos poderia ajudar a alimentar aqueles que não têm acesso adequado a alimentos nutritivos.
Impacto econômico
O desperdício de alimentos tem um custo econômico significativo. Tanto os produtores como os consumidores perdem dinheiro quando jogamos alimentos fora. Além disso, as empresas ao longo da cadeia de abastecimento de alimentos também sofrem perdas financeiras devido ao desperdício.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que do total da produção de alimentos para consumo humano, há uma perda de cerca de 14% e desperdício de 17% .
Relacionamos dicas e receitas que podem ajudar no combate ao desperdício de alimentos. Então, confira!
Leia também
Dicas
Planeje suas refeições
Faça um plano de refeições para a semana e compre apenas os alimentos que você realmente vai consumir. Evite comprar alimentos em excesso, especialmente produtos perecíveis, que podem estragar rapidamente.
Compre de forma consciente
Ao fazer compras, verifique os prazos de validade dos produtos e escolha os mais frescos. Evite comprar grandes quantidades de alimentos perecíveis, a menos que você tenha um plano claro para usá-los. Evite compras impulsivas e desnecessárias.
Utilize restos de comida
Aproveite os restos de refeições anteriores para criar novos pratos. Muitos alimentos podem ser reaproveitados de maneiras criativas, como transformar sobras de vegetais em sopas.
Use todas as partes dos alimentos
Muitas vezes, podemos usar em receitas cascas, talos e partes menos convencionais dos alimentos. Por exemplo, podemos usar as cascas de legumes para fazer caldo de vegetais. Lembre-se “não existe jogar fora”. Tudo fica dentro do planeta Terra.