O Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, é uma data de conscientização sobre alimentação e nutrição. Atualmente a vida está cada vez mais acelerada. Portanto, é fácil deslizar na dieta – especialmente para quem come fora. O curso Marmitas Low Carb (ou com menos carboidrato), do Namu Cursos, ensina que é possível manter uma alimentação de qualidade em qualquer ocasião.

Segundo a chef Carina Müller, nutricionista e professora do curso, a dieta low carb  não é uma alimentação totalmente isenta de carboidratos, mas tem suas quantidades reduzidas. “Fica difícil cortar totalmente o carboidrato da nossa alimentação, já que esse nutriente está presente naturalmente em muitos alimentos e é responsável por nos fornecer energia para realizarmos atividades do dia a dia”, explica ela.

Por sua vez, o carboidrato simples e processado, aquele que foi produzido pela indústria alimentícia, como o açúcar branco de mesa, a farinha de trigo refinada, o amido de milho e todos os produtos ultraprocessados, deve ser evitado. “Seu consumo estimula a produção de insulina em excesso no nosso organismo, gerando resistência insulínica e diabetes a longo prazo. Além de contribuir para um pH mais ácido do nosso organismo e, consequentemente, um ambiente mais propício à inflamações e infecções”, acrescenta Carina.

Confira a receita do gratinado de abóbora do Namu Cursos.

Ingredientes:

– Abóbora japonesa (1 kg)

– Alho (10 g = 3 dentes)

– Azeite (20 ml = 3 colheres de sopa)

– Sal marinho moído ou sal rosa (1 colher de café)

– Noz moscada ralada (1 pitada)

– Canela em pó (1 pitada)

– Folhas de sálvia ou alecrim (opcional) (5 g)

– Queijo parmesão ou gruyère ralado (100 g)

 Modo de Preparo:

1. Embrulhar a abóbora no papel alumínio e colocar em uma assadeira antiaderente.

2. Assar em forno pré-aquecido a 200˚C por 25 minutos.

3. Retirar as sementes na polpa com uma colher.

4. Amassar com um garfo ou passar num processador e adcionar os temperos: sal,pimenta, noz moscada, canela, azeite, os dentes de alho descascados, picados  e as folhas de sálvia ou alecrim.

5. Colocar o purê em uma refratária e salpicar o queijo ralado por cima.

6. Levar ao forno para gratinar.