Não basta comer, é preciso entender a influência da comida no nosso organismo. Assim como temos necessidade de uma rotina diária saudável, a escolha dos alimentos também interfere na qualidade de vida. Nesse sentido, 16 de outubro é a data para refletir sobre nossos hábitos alimentares e entender que nossas opções contribuem para uma vida plena.
Priscila Gontijo, nutricionista da Puravida destaca a importância de escolhas alimentares conscientes para promover saúde e bem-estar.
“Uma alimentação saudável não precisa ser complicada. Pequenas mudanças no dia a dia podem trazer grandes benefícios para o organismo e a suplementação pode ser relevante conforme a necessidade individual”, comenta Priscila.
Confira as dicas da nutricionista.
Priorize alimentos frescos e naturais
Alimentos in natura, como frutas, verduras, legumes e proteínas magras, devem ser a base da dieta. Evitar ultraprocessados, ricos em sódio e conservantes, é uma das maneiras mais eficazes de promover uma alimentação saudável.
Planeje suas refeições
Preparar as refeições com antecedência ajuda a manter uma dieta equilibrada. “Uma dica é dedicar um dia da semana para organizar o cardápio e preparar alimentos saudáveis em porções que possam ser consumidas ao longo da semana”, orienta Priscila.
Beba água regularmente
A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do corpo. O ideal é consumir ao menos 2 litros de água por dia, podendo variar com chás naturais sem açúcar.
Equilibre os grupos alimentares
Montar pratos coloridos e variados, que incluam carboidratos complexos, proteínas magras e gorduras saudáveis, ajuda a garantir a ingestão de diferentes nutrientes. Vegetais, grãos integrais e fontes de proteína, como peixe e frango, são ótimas opções.
Moderação com açúcares e gorduras
O consumo excessivo de açúcares e gorduras saturadas pode trazer problemas à saúde, como diabetes e doenças cardiovasculares. A recomendação é optar por alternativas mais saudáveis, como oleaginosas, abacate e azeite de oliva.
O Dia Mundial da Alimentação também é uma data que convida a sociedade a refletir sobre a importância da segurança alimentar e a necessidade de combater o desperdício de alimentos. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (2022), estima-se que 30% de toda a produção global de alimentos é desperdiçada, sendo que a 13,5% desse desperdício ocorre dentro das residências. Número alarmante de alimentos que poderiam ser utilizados para combater a fome e a insegurança alimentar em todo o mundo.
“Para combater a fome, uma das estratégias é o uso global dos alimentos. Em casa, no uso cotidiano, utilizar o alimento na sua integridade é uma boa estratégia também”, afirma Renata Gonçalves, presidente do GoodTruck Brasil.
Dicas para Evitar o Desperdício de Alimentos
Aqui estão algumas dicas práticas para ajudar a reduzir o desperdício de alimentos em casa:
Compre apenas o necessário: planeje suas compras e evite adquirir grandes quantidades. Isso ajuda a garantir que você utilize todos os alimentos que comprar.
Limpe a geladeira com frequência: faça uma limpeza na geladeira uma vez por semana. Isso ajuda a identificar os alimentos que precisam ser consumidos antes da data de validade.
Atente ao tamanho das porções: comece com porções menores e repita se ainda estiver com fome. Isso evita que você pegue mais quantidade do que realmente precisa.
Armazene os alimentos corretamente: por exemplo, guarde o coentro em uma jarra de água na geladeira, retire as folhas de cenoura para evitar que murchem e mantenha o leite e os ovos longe da porta da geladeira para aumentar a vida útil dos produtos.
Etiquetas em embalagens abertas: comece a etiquetar e datar os alimentos. Isso facilita saber o que você tem e quando deve ser consumido.
Novas Receitas: Seja criativo na cozinha e busque novas formas de utilizar os alimentos que você tem em casa.
Confira abaixo duas opções de receitas que reaproveitam alimentos:
Chips de Casca de Batata
Ingredientes
- Casca de 2 batatas-doces
- Casca de 2 cenouras
- 1 colher (sopa) de azeite
- Tempero a gosto
Modo de preparo
Primeiramente, pré-aqueça o forno a 180 ºC. Em seguida, lave bem as cascas das cenouras e batatas e deixe secar. Assim, com o auxílio de um descascador, retire as cascas dos tubérculos, fazendo tiras longas e grossas.
Então, disponha as cascas em uma assadeira grande e regue com azeite e temperos de sua preferência. Logo após, leve ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 15 minutos ou até dourar. Em seguida, retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente. Assim, as cascas ficarão mais crocantes após esfriarem. Por fim, transfira para uma tigela e sirva como aperitivo.
Farofa de Folhas e Talos
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de margarina ou óleo
- 2 colheres (sopa) de cebola ralada
- 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca torrada ou farinha de milho
- Sal a gosto
- Folhas ou talos bem lavados (entre elas beterraba, rabanete e brócolis), picados e refogados
Modo de preparo
Antes de tudo, derreta a margarina ou o óleo em uma panela e refogue a cebola até dourar. Em seguida, adicione as folhas e/ou talos previamente lavados e picados. Então, acrescente aos poucos a farinha de mandioca ou de milho e o sal, mexendo bem até obter uma mistura homogênea.
Assim, continue mexendo e cozinhando por alguns minutos até a farofa ficar levemente dourada. Por fim, retire do fogo e sirva imediatamente.