O Dia Nacional do Macarrão é uma data comemorativa oficial do Brasil, celebrada em 25 de outubro. Afinal, a origem do macarrão é incerta. Assim, muitos pesquisadores atribuem sua criação aos povos da Assíria e da Babilônia, em 2.500 A.C., outros aos chineses um pouco depois.
Leia também
Especial Dia do Macarrão tem receitas deliciosas para você preparar em casa
Receita de Macarrão com Calabresa em uma Panela Só
Embora seu surgimento tenha muitas teorias, é certo que o macarrão como conhecemos hoje foi popularizado pelos italianos. A ideia mais aceita é de que a massa tenha sido levada pelos árabes à Sicília no século IX, quando conquistaram a ilha e os italianos adaptaram e inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos, incorporando ao macarrão a farinha de grano duro.
No Brasil, ele chegou com a imigração italiana no início do século XIX. A novidade estimulou a cultura do trigo, a construção de moinhos e a criação das primeiras fábricas de massas, contribuindo na economia e também na distribuição dos alimentos. Por ser um alimento muito democrático, ele rapidamente caiu no gosto dos brasileiros, que o incorporaram ao seu dia-a-dia e em momentos especiais.
Para celebrar esse dia tão simbólico, Marina Bufarah e Thamirys Schneider, especialistas da Wine, clube de assinatura de vinhos, trazem algumas dicas de harmonizações. “De receitas do cotidiano às mais elaboradas, não é surpresa que o vinho proporciona uma experiência ainda mais enriquecedora ao macarrão, com uma explosão de sabores e sensações”, diz Marina.
Para o tradicional macarrão à bolonhesa, Marina indica o Monteguelfo D.O.C.G. Chianti 2020, que tem a estrutura perfeita para equilibrar a acidez do molho de tomate e a proteína da carne moída.
Mas se a receita for o clássico carbonara que leva ovos, bacon e queijo parmesão, um branco com boa acidez como o Que Guapo Branco 2021, vai limpar o paladar, trazer frescor e deixar um gosto de quero mais.
Chegou até aqui com água na boca, não é mesmo? Ainda não acabou e a próxima dica da Sommelière da Wine é um talharim com camarões ao molho branco que pede um rosé frutado e refrescante como o Le Rosé de S. I.G.P. Méditerranée Rosé 2019 .
Para fechar com chave de ouro, uma receita leve e muito saborosa, o spaghetti ao pesto com tomate cereja e mussarela de búfala. “O frescor desse prato vai harmonizar bem com os toques cítricos do Espumante Lobo Negro Brut”, diz Thamirys.
Agora é só aproveitar a magia da harmonização com seu vinho e o prato escolhido!
Fonte: assessoria de imprensa