Confira a sugestão sem ingrediente animal da Josapar, detentora da marca Tio João, para comemorar o dia mundial do veganismo, 1 de novembro.
Charutinhos de Acelga
Ingredientes
Para os charutinhos
12 folhas de acelga lavadas
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de Azeite Extra Virgem Nova Oliva
½ cebola picada
3 dentes de alho picados
1 xícara (chá) de Arroz Tio João Integral
200 g de cogumelos shitake picados
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (chá) pimenta síria
Para o molho
1/3 de xícara (chá) de tahine (pasta de gergelim)
1 colher (sopa) de Azeite Extra Virgem Nova Oliva
Uma e ½ colher (sopa) de suco de limão
1 dente de alho picado
Uma colher (chá) de pimenta síria
Sal a gosto
Modo de Fazer
Primeiramente, faça os charutinhos: escalde as folhas de acelga em água fervente com sal por 5 minutos. Em seguida, escorra e reserve. Com metade do azeite, refogue a cebola e metade do alho. Logo após, acrescente o arroz, adicione 2 ½ xícaras (chá) de água fervente e cozinhe em fogo baixo, com a panela semitampada, por 20 minutos ou até a água secar.
Então, em uma frigideira, coloque o azeite e o alho restantes e leve ao fogo médio até dourar. Logo após, acrescente os cogumelos e refogue até que fiquem macios. Então, junte a salsa e a pimenta síria e acrescente a mistura ao arroz já cozido.
Monte os charutinhos: antes de tudo, abra uma folha de acelga e adicione 1 colher (sopa) cheia de arroz próximo ao talo da folha, deixando 2 cm de margem. Em seguida, dobre as laterais e enrole a folha, formando o charutinho.
Disponha os charutinhos em uma assadeira ou refratário e leve ao forno preaquecido (180 °C)por 15 minutos.
Faça o molho: misture bem o tahine com 3 colheres (sopa) de água, o azeite, o limão, o alho e a pimenta síria. Acrescente uma pitada de sal, se necessário. Sirva acompanhando os charutinhos.
Dicas: substitua as folhas de acelga por folhas de couve ou repolho.