As verduras necessitam de cuidados não só no momento de escolhê-las no supermercado, mas também no armazenamento. Há algumas iniciativas para que elas tenham maior durabilidade e mantenham a qualidade por mais tempo. Fortaleza, marca de massas, biscoitos e torradas, dá algumas dicas para te ajudar nesse processo. Veja abaixo:
Geralmente, quando compramos verduras, os saquinhos estão molhados. O ideal é cortar o talo e lavá-los. O método recomendado pelo Ministério da Saúde é mergulhar a verdura em 1 litro de água com 1 colher de hipoclorito de sódio (água sanitária) e deixar durante 15 minutos em uma bacia. Em seguida, lave novamente folha por folha em água corrente, até o resíduo sair por completo.
Guarde os alimentos em um pote e coloque um papel toalha em cima. Quando armazená-los na geladeira, coloque os recipientes de cabeça para baixo. Assim, o papel absorve toda a umidade que restar, deixando-os bem sequinhos.
O melhor lugar para armazenar as verduras é na última gaveta da geladeira, pois esses alimentos são mais sensíveis à baixa temperatura.
Nas gavetas, conserve legumes e verduras em embalagens plásticas e afastadas do congelador para evitar que o frio queime as folhas. Salpique água e retire completamente o ar das embalagens antes de fechar.
Além disso, é importante ficar atento ao fato de que há tipos de verduras que necessitam de um armazenamento específico. As folhas de alface, por exemplo, duram mais se você forrar a gaveta da geladeira com uma toalha e armazená-las em sacos plásticos fechados.
Outra possibilidade para folhas maiores, como a couve, é guardá-las em sacos plásticos ou recipientes próprios, e em maços pequenos. O benefício dessa opção é que você consegue separar a quantidade exata que costuma usar.
Se quiser conservar as verduras em temperatura ambiente, embrulhe-as em papel molhado e opte por um local bem fresco.
É importante lembrar ainda que apesar dessas medidas preventivas, as verduras por si só já possuem um período de vida mais curto que os outros alimentos. Calcula-se que as verduras em geral durem de 3 a 5 dias na geladeira, isso se forem armazenadas e higienizadas de forma correta.
Gostou das dicas? Então, aproveite para se inspirar e preparar a deliciosa Salada Caprese, que contêm rúcula, rica em fibras:
Ingredientes
3 xícaras de Penne Fortaleza
1 xícara de tomate seco
200 g de ricota fresca
1 buquê de rúcula
1/2 xícara de manjericão
Para o molho balsâmico
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
5 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de mel
1 pitada de sal
Modo de preparo
Cozinhe o Penne Fortaleza conforme instruções da embalagem. Quando pronto, escorra e passe-o por água fria para interromper o cozimento.
Junte todos os ingredientes do molho balsâmico e misture-os bem até que virem um molho homogêneo.
Solte a ricota, amassando-a com um garfo ou passando-a por uma peneira.
Tempere-a com sal, pimenta-do-reino e um fio de azeite de oliva.
Em um refratário fundo, de vidro, monte a salada alternando as camadas. No fundo, coloque as folhas de rúcula previamente lavadas. Por cima, coloque uma camada de tomates secos (reserve alguns para decorar) e uma camada de penne. Regue-os com um pouco do molho e adicione as folhas de manjericão.
Faça mais uma camada de rúcula e salpique a ricota temperada por cima.
Decore a salada com um pouco de tomates secos e sirva-a com mais molho balsâmico à parte.
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 6 porções