Todo ano temos o desafio de decorar uma mesa diferente e aconchegante mas que traga energia boa para a ceia de Natal. Afinal, família e amigos reunidos já é motivo para brindar à vida e comemorar o aniversário do menino Jesus. Para manter a simplicidade da data, reunimos algumas dicas para tornar a comemoração inesquecível com a criação de uma deliciosa experiência gastronômica.
Decoração da mesa
Primeiro defina as cores, levando em conta os pratos, louças, copos, taças, guardanapos e a toalha da mesa para que haja uma harmonia entre eles. Sousplats e jogos americanos podem deixar sua mesa mais criativa.
Cardápio
Independente de uma ceia com ítens tradicionais ou não, elabore o cardápio com antecedência. Lembre-se de incluir a entrada, salada, prato principal e sobremesa. Na hora de escolher as bebidas, tenha em mente as opções gastronômicas que serão servidas para melhor harmonização.
Leia também
Natal SEM carne! Confira receitas do “Vigilantes do Peso” sem ingredientes de origem animal
Receita do Pernil com molho de Abacaxi para dar um toque especial à ceia de Natal
Bolo Red Velvet é uma sobremesa que combina com o clima natalino
Peru ao Molho de Cranberries com Vinho do Porto
A quantidade de bebidas também requer atenção. O cálculo básico é de meio litro de bebida por pessoa por hora de festa. Isso inclui as bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Então, conte a quantidade de adultos e crianças para saber quanto comprar de cada bebida, comenta o chef Maurício Lopes.
Nas comemorações de final ano, as frutas são sempre bem-vindas, porque além de saudáveis, deixam a mesa ainda mais decorada. Aproveite o clima de final de ano, onde a produção das frutas está em alta e inclua as frutas no cardápio. Cereja, ameixa, pêssego, lichia, damasco, uva e figo são algumas frutas que farão sucesso.