Nas revistas, na televisão, na internet, as dietas da moda estão em inúmeros lugares, sendo procuradas por milhares de pessoas que visam emagrecer de forma rápida. O problema é que, quase sempre, são bastante radicais, incentivando a diminuição ou exclusão do consumo de um determinado grupo de alimentos, fornecendo quantidades inferiores ao mínimo necessário para o corpo realizar suas atividades básicas, causando déficit de nutrientes essenciais e outras consequências negativas.
“As dietas da moda podem auxiliar no emagrecimento rápido, porém não garantem uma reeducação alimentar e uma vida mais saudável, principalmente a longo prazo. Além disso, elas não consideram as características individuais, o que implica na falta de adaptação de algumas pessoas. É importante entender que não há alimentos, ou grupos de alimentos, como carboidratos, que sejam maléficos. É isso que, muitas vezes, tais dietas pregam, como se algo fosse ruim para seu corpo. Não é necessário excluir algo que você goste muito para atingir seu objetivo” afirma Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa VigilantesdoPeso, no Brasil.
Outro ponto fundamental é não ficar muitas horas sem comer. O esquema de fracionamento é importante para manter o bom funcionamento do metabolismo, de forma que controle o apetite para a próxima refeição, evitando assim, que o organismo armazene reservas na forma de gordura corporal.
“Optar por um emagrecimento breve e em ritmo acelerado, como costuma acontecer em dietas restritivas, pode trazer complicações como tontura, cansaço, náuseas, cálculos biliares, perda de cabelo e de músculos, desaceleração do metabolismo, problemas de concentração e enfraquecimento. Além disso, métodos como esses contribuem para a desistência do processo antes de conquistar os objetivos desejados. O ideal é perder, em média, 1kg por semana, mantendo um ritmo sustentável na jornada de emagrecimento”, revela Matheus.
Visando o processo de emagrecimento saudável e sustentável, o VigilantesdoPeso, mantém sua liderança, há 13 anos, como melhor dieta, pelo ranking “Melhores Dietas”. O programa ensina que não é preciso mudar, de forma radical, o estilo de vida ou retirar os alimentos que mais gosta de seu cardápio, mas, sim, aprender a ter inteligência para fazer adaptações e boas escolhas que auxiliem no processo de perda de peso, mostrando que é possível ter sucesso na jornada de emagrecimento sem abrir mão dos alimentos que sente vontade, garantindo uma reeducação alimentar e uma perda de peso sustentável.
Fonte: assessoria de imprensa