Novos caminhos reúnem seleção na gastronomia, hotelaria, artes e natureza, enriquecendo os 20 anos do evento gastronômico dedicado a truta

Em uma parceria entre o Sebrae RJ e a Mauatur, a Região de Visconde de Mauá lançou no último domingo, dia 27/10, a Rota do Paraíso. São 6 caminhos que sugerem passeios sem pressa pelo melhor da gastronomia, do artesanato, das artes e da produção orgânica de Mauá. Há também caminhos para a hospitalidade, para observação das lindas aves e de eco aventuras. A região é conhecida por suas inúmeras cachoeiras e riachos de água cristalina que se moldam pela paisagem de montanhas.

Nestas águas, as trutas se adaptaram muito bem e tornaram-se um ingrediente típico da região. Por isso, até o dia 10 de novembro as pousadas e os restaurantes estão celebrando a 17ª Temporada da Truta Visconde de Mauá. Pousadas, bares, empórios e restaurantes servem um prato ou petisco especial com truta desenvolvidos a partir de workshops de gastronomia que ocorreram entre o fim de setembro e o início de outubro, ministrados pelos chefs André Murray, Dani Keiko, Ari Kerspers e Julio Buschinelli, um dos criadores da Temporada.

Participam da Temporada da Truta 37 locais, formando uma rede de estabelecimentos que objetivam melhorar a qualidade do turismo de experiência da região que engloba trecho do estado do Rio de Janeiro e trecho do estado de Minas Gerais.

“O evento é uma das ações para estimular, desenvolver e consolidar o turismo gastronômico local, incluindo além das belezas naturais, também um roteiro gastronômico”, comenta Ana Luiza Ferraz, representante da MAUATUR.

Para o chef André Murray um dos pontos altos da temporada é que “segue a tendência mundial de buscar pela produção local, incluir os produtores rurais no circuito interno e ser o elo entre o produtor, o estabelecimento gastronômico e o consumidor final”

Além de servirem um prato principal especial com truta, alguns restaurantes e pousadas elaboraram uma refeição harmonizada. Almoço ou jantar com menu completo: entrada, prato principal e sobremesa harmonizados com vinho ou espumante. A Pousada Terras Altas terá jantar harmonizado dia 9 de novembro, às 21h. Na entrada, figo roxo fresco recheado com presunto de Parma e bursin de búfala vem acompanhada de vinho espumante Brut. O prato da temporada, composto por truta salmonada grelhada com musseline de abacate e coulis de beterraba será servido acompanhado pelo vinho Monte Pascoal Chardonnay. De sobremesa, pão de mel com molho inglês.

No Babel, a refeição harmonizada é servida de quinta a domingo, até dia 10 de outubro. De entrada, mil folhas de truta, abacate, creme azedo e caviar de sagu, acompanhados por taça de Kir Royale, drink que combina licor de cassis com espumante. O prato principal com truta vem acompanhado de vinho branco e na sobremesa, cheesecake de queijo de cabra com goiabada, acompanhado por Moscatel de Setúbal.

O Restaurante Rosmarinus também oferece refeições harmonizadas, mas sem cardápio definido. A sugestão é elaborar a sequência após bate papo informal do chef com os clientes. “A alma da harmonização é completar os sabores do prato, trazendo à tona ingredientes que antes estavam em segundo plano, transformando totalmente a experiência do comensal. Como estou frequentemente no restaurante, posso adaptar o cardápio às preferências de cada um”, diz Júlio Buschinelli, chef do restaurante Rosmarinus.

 

Programação

17ª Temporada da Truta 2019
10 de outubro a 10 de novembro, na Região de Visconde de Mauá (RVM).

Relação de restaurantes participantes

https://www.visiteviscondedemaua.com.br/noticias/temporada-da-truta-2019-10-de-outubro-a-10-de-novembro

Rota do Paraíso – Realização: Sebrae RJ

6 caminhos pelo que há de mais especial na Região Visconde de Mauá

Caminhos Encantos e Sabores Gastronômicos – bares, restaurantes, empórios e cervejarias

Caminho da Hospitalidade – hotéis e pousadas

Caminho das Artes e Ofícios – ateliês, lojas de artesanato e locais para visitação

Caminho das Aves – melhores pontos para observação de pássaros

Caminho Eco Aventuras – organização de passeios na natureza com segurança e vistas imperdíveis

Caminho das Oliveiras e Orgânicos – vivência rural e visita a produtores

Foto: Servida na pedra, o prato “Estação Primavera”, do restaurante Tropeiro, é grelhada e servida com chutney de manga e crocante de couve.
Vanessa Koehler

 

Fonte: assessoria de imprensa