Seis espécies de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) estão representadas na Emissão Postal Especial dos Correios, lançada no fim de abril, durante o 7º Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais, realizado em São Lourenço do Sul (RS). Nesse sentido, o trabalho contou com a consultoria da Embrapa Hortaliças (Brasília – DF) na seleção das espécies consideradas mais tradicionais e representativas no Brasil.
Assim, os selos contemplam as espécies vinagreira, taioba, jambu, mangarito, ora-pro-nóbis e bertalha, e já estão sendo comercializados nas principais agências do País e na loja virtual dos Correios. Desse modo, cada selo captura a beleza única das plantas e celebra a biodiversidade e riqueza cultural das PANC.
Afinal, o estilo das artes foi inspirado no Impressionismo, com sombras na cor violeta. Além disso, os selos trazem também, em microletras, o nome popular e científico da planta ilustrada. Com técnica de aquarela e arte de Lidia Marina Hurovich Neiva, a emissão tem tiragem de 96 mil selos. Então, são 12 selos por folhas e cada selo tem valor facial de 1º porte de carta (R$ 2,55).
Antes de mais nada, as plantas alimentícias não convencionais possuem destacado potencial nutricional, como o teor de proteína e minerais em ora-pro-nóbis, de ômega-3 em beldroega, de ferro em taioba, de selênio em cariru, de luteína em capuchinha. Apresentam ainda reconhecido valor culinário, gastronômico e cultural. Por essas características, são fundamentais para a soberania e segurança alimentar e nutricional, para a mitigação das desigualdades sociais e para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas.
Coleção de Germoplasma
Desde 2006, a Embrapa Hortaliças trabalha com a temática das PANC com ênfase na manutenção de uma coleção de variedades de Hortaliças PANC. O Banco Ativo de Germoplasma conta com mais de 400 variedades de cerca de 100 espécies. As pesquisas da Embrapa também são voltadas para estabelecer sistemas de produção que potencializem a produtividade ou que facilitem o manuseio de espécies que apresentem alguma limitação à sua expansão em cultivo e consumo.
O responsável pelo trabalho é o pesquisador Nuno Madeira que também promove a produção e o consumo de Hortaliças PANC por meio de diversos eventos. Assim como o HortPanc que aconteceu pela primeira vez em 2017, em Brasília, e já passou por diversas cidades brasileiras. Desde 2008 são realizadas iniciativas para a implantação de bancos comunitários de mudas e sementes de Hortaliças PANC em diversos estados brasileiros. Assim, em parceria com órgãos de extensão rural, universidades produtores e diversos outros parceiros.
Capacitação
Os interessados em conhecer um pouco mais sobre esse universo das hortaliças PANC podem fazer o curso “Produção de PANC para consumo doméstico” pela plataforma E-Campo da Embrapa. O curso já conta com mais de 40 mil inscritos, é gratuito, de oferta contínua e autoinstrucional. Acesse aqui.
Pimenta
Em 2015, a Embrapa Hortaliças contribui com os trabalhos dos Correios no lançamento de um série de selos que contemplou tipos de pimentas. Coube à Unidade selecionar imagens e informações sobre as pimentas dedo-de-moça, bode, malagueta e biquinho. Os selos podem ser adquiridos também na loja virtual dos Correios.
Fonte: assessoria de imprensa