O Fórum de Bens de Consumo (CGF- The Consumer Goods Forum), rede global do setor que possui cerca de 400 varejistas, fabricantes e prestadores de serviços em 70 países, cujo o objetivo é encorajar a adoção global de práticas e padrões que servem o setor de bens de consumo em todo o mundo, e a coalisão Champions 12.3, acordo entre mais de três dúzias de líderes de governos, empresas e da sociedade civil, dedicada a mobilizar para a ação e acelerar o progresso para cortar pela metade o desperdício global de alimentos per capita, em nível de varejo e de consumidor e reduzir as perdas de alimentos, aprovaram uma “Chamada à Ação” para padronizar a rotulagem de datas de validade em alimentos em todo o mundo, até 2020.​ O anúncio expande os esforços nacionais para racionalizar a rotulagem de datas nos Estados Unidos, Reino Unido e Japão para o resto do mundo.

 

A Chamada à Ação diz que os varejistas e produtores de alimentos devem tomar três medidas importantes para simplificar a rotulagem de datas e reduzir o desperdício de alimentos até 2020.

 

1.Apenas um rótulo por vez;

 

2.Escolha de dois rótulos: uma data de validade (expiração) de produtos perecíveis (ex.: “Consumir até“) e um indicador de qualidade do alimento para produtos não perecíveis (ex.: “Melhor se consumido até“); as palavras exatas serão definidas dentro de contextos regionais;

 

3.Educar o consumidor para entender melhor o que significam as datas no rótulo.

 

 

Além dos rótulos nos produtos, a Chamada à Ação recomenda às empresas fazer parcerias com organizações sem fins lucrativos e órgãos governamentais para ensinar os consumidores a interpretar as datas nos rótulos. Os esforços educacionais podem incluir mostradores em lojas, materiais na Internet e anúncios de serviço público. Muitos consumidores não sabem, por exemplo, que muitos produtos podem ser consumidos com segurança após a data da recomendação “Melhor se consumido até”.

 

Cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos é perdida ou desperdiçada todos os anos no mundo. Uma família comum com crianças no Reino Unido gasta £ 700 por ano em alimentos que acabam jogados fora. Nos Estados Unidos, esse gasto é de $ 1.500. Padronizar a rotulagem de datas de validade dos alimentos é uma maneira simples e eficaz de reduzir a quantidade de alimentos comestíveis que é jogada fora pelas famílias, economizando dinheiro e reduzindo a pegada ambiental. A perda e o desperdício de alimentos contribuem altamente para a mudança do clima, emitindo 8% dos gases do efeito estufa anualmente.

 

Fonte :Consumer Goods Forum (Fórum de Bens de Consumo  – CGF)