Que a pimenta traz uma picância sem igual para qualquer refeição, isso não se discute. Mas alguns cuidados são valiosos para obter a essência da pimenta. Especialista em ervas e especiarias, a Kitano esclarece dúvidas e dá dicas de uso da pimenta calabresa desidratada comercializada em grãos.
Como a pimenta se transforma em grão?
A pimenta dedo-de-moça que conhecemos passou por processo de desidratação e flocagem para se transformar na pimenta calabresa em grãos, vendida em grande parte em embalagens, como o 100% Pimenta Kitano. O método natural de retirada do líquido de dentro da pimenta traz vantagens na hora de cozinhar.
“A pimenta calabresa não é uma espécie de pimenta. Podemos obtê-la a partir de processos de forma totalmente natural, e sem conservantes, para manter suas propriedades e possibilitar um tempero fresco por longo período, além de elevar todo o sabor”, explica Sabrina Jeha, herborista e especialista da Kitano.
Quais as vantagens da pimenta desidratada?
Uma delas é o sabor mais acentuado. A pimenta fresca contém água, que dilui um pouco do gosto da pimenta. Já o tempero seco preserva a essência da pimenta. Outro ponto positivo: temperos que passam por desidratação, como a pimenta calabresa, que é o tempero do mês da Kitano, duram muito mais tempo em relação às pimentas normais, estando à disposição para quando for preciso.
Uma terceira vantagem da pimenta calabresa desidratada: ela resiste muito bem a altas temperaturas de cozimento sem perder seu sabor, enquanto as pimentas frescas não reagem tão bem a períodos longos com altas temperaturas.
Usar durante a preparação ou na finalização?
Pelo fato do tempero desidratado não ter líquido para “desmanchar” na refeição, é interessante que a pimenta calabresa seja utilizada na preparação da receita para que ela tenha mais tempo para transferir todo seu sabor. É muito comum polvilhar a pimenta calabresa desidratada no começo da preparação.
Os temperos desidratados têm gosto acentuado e por essa razão não ficam à disposição na mesa igual ao saleiro, por exemplo. Já se utilizada na forma frescas, como a dedo-de-moça, são mais indicadas para finalizações, como molhos e saladas, pois os líquidos contidos dentro da pimenta se misturam rapidamente e facilmente à refeição.
Existe melhor maneira de conservar?
Para uma conservação longa, o tempero em grãos devemos guardar de maneira que não haja contato direto com a umidade do ar, calor e agentes externos, fatores que abreviam a validade. As embalagens da Kitano são lugares ideais para a conservação dos temperos, pois promovem a vedação completa. Outra opção são os recipientes de plástico ou de vidro, desde que sempre vedados. Dica: se mudar a embalagem de armazenamento, faça etiquetas com esparadrapo para identificar os potes de tempero. Isto evita ficar abrindo para se certificar se o tempero é o correto. O rótulo em esparadrapo pode ser retirado a qualquer momento e ajuda na hora de higienizar o pote.
Fonte: assessoria de imprensa