Empreender em datas sazonais, especialmente no setor gastronômico, pode ser uma excelente oportunidade para aumentar a renda. No entanto, é necessário ficar atento a desafios, como a alta nos preços dos produtos típicos e a concorrência acirrada. O caminho para obter sucesso em períodos sazonais está no planejamento antecipado.
“No ramo da gastronomia, o planejamento antecipado é essencial para o sucesso de qualquer negócio, seja um restaurante, padaria, serviço de catering ou empreendimento de delivery. Um planejamento estratégico garante eficiência, otimiza recursos e maximiza os lucros”. Coordenador do curso de Gastronomia da Universidade Santo Amaro (Unisa), Pedro Gustavo Sponton Campana Inojosa.
Para garantir o sucesso do seu empreendimento gastronômico em datas sazonais, é fundamental elaborar um calendário sazonal detalhado, identificando as datas comemorativas relevantes, como Páscoa, Dia das Mães, Festas Juninas, Natal e Ano Novo. Em seguida, crie um cardápio temático especial para cada data, com pratos e bebidas que remetam à celebração, despertando o interesse dos clientes.
A compra estratégica dos ingredientes é crucial. Antecipe-se para evitar a alta nos preços, que geralmente ocorre próximo às datas comemorativas, e garanta a disponibilidade dos produtos necessários para atender à demanda. Planeje a logística de produção e entrega com cuidado, otimizando os processos para atender ao aumento da demanda e garantir a satisfação dos clientes.
A compra antecipada torna-se estratégica para driblar a alta nos preços de produtos típicos nesta época do ano. Para isso, Gustavo orienta a priorizar fornecedores locais, que oferecem produtos frescos e de qualidade, além de reduzirem os custos com transporte. “Utilize produtos da estação, que são mais baratos e saborosos, aproveitando o melhor que cada época do ano tem a oferecer”, recomenda o especialista.
A criatividade também é uma forte aliada na hora de criar pratos saborosos e diferenciados com ingredientes mais acessíveis. “Surpreenda seus clientes com combinações inovadoras e irresistíveis. Além disso, evite o desperdício reaproveitando ingredientes e criando pratos com as sobras. Essa prática não só reduz custos, mas também demonstra responsabilidade e sustentabilidade”, orienta o professor.
No competitivo mercado da gastronomia, a adoção de estratégias de vendas eficazes é crucial para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer negócio. Elas não apenas impulsionam o faturamento, mas também desempenham um papel fundamental na construção de uma marca forte, na fidelização de clientes e na otimização da experiência gastronômica. “O sucesso no empreendedorismo sazonal exige planejamento, criatividade, flexibilidade e conhecimento. Estude a fundo a área, pratique e dedique-se ao negócio. Dessa forma, estará preparado para aproveitar ao máximo as oportunidades e conquistar seus clientes”, conclui Pedro Gustavo.
Fonte: assessoria de imprensa