Estes alimentos promovem energia, beleza e equilíbrio hormonal para mulheres
Março é o Mês Internacional da Mulher, um momento de celebrar a força, a saúde e o autocuidado. Equilíbrio hormonal, a disposição e a beleza da pele e dos cabelos estão diretamente ligados à alimentação, tornando essencial o consumo de nutrientes específicos para manter o bem-estar feminino ao longo das diferentes fases da vida.
Segundo a nutricionista Carla Fiorillo, Coordenadora de Conteúdo do Professional HUB da Puravida, a alimentação equilibrada é um dos pilares para a vitalidade da mulher. “Vitaminas, minerais e gorduras boas são fundamentais para ajudar a regular os hormônios, melhorar a disposição e promover uma pele e cabelos mais saudáveis. Pequenas escolhas diárias fazem toda a diferença na construção da saúde feminina”, explica a especialista.
Puravida indica alimentos essenciais para energia, beleza e equilíbrio hormonal

Sementes de linhaça e chia – Ricas em ômega 3 ajudam no equilíbrio hormonal e na saúde da pele.

Abacate – Fonte de gorduras boas, auxilia na produção hormonal e melhora a elasticidade da pele.

Vegetais verde-escuros – Espinafre e couve fornecem ferro e magnésio, essenciais para a energia e saúde capilar.

Frutas vermelhas – Ricas em antioxidantes, combatem o envelhecimento precoce e reduzem inflamações.

Proteínas de qualidade – Peixes, ovos e colágeno favorecem a produção hormonal e a regeneração da pele.

Então, Carla alerta que o excesso de alimentos contendo aditivos químicos, excesso de açúcares e gorduras de má qualidade pode desregular os hormônios e impactar o metabolismo feminino.

Afinal, o consumo excessivo de açúcares e gorduras pode afetar o ciclo menstrual, aumentar inflamações e comprometer a saúde da pele. Priorizar alimentos naturais é a melhor estratégia para manter o equilíbrio e a vitalidade.
Carla Fiorillo

Além da alimentação, a suplementação de ômega-3 pode ser uma excelente aliada para a saúde feminina. “Os ácidos graxos essenciais do ômega 3 ajudam a reduzir inflamações, equilibrar os hormônios e até mesmo pode ajudar a aliviar sintomas da TPM e menopausa. Assim, como nem sempre conseguimos ingerir a quantidade ideal apenas pela alimentação, a suplementação pode ser uma estratégia eficaz para garantir esses benefícios”, explica Carla.
Então, para quem busca potencializar os benefícios da nutrição, a especialista recomenda atenção ao consumo de água e a um estilo de vida equilibrado.

O bem-estar feminino vai além da alimentação. Afinal, um sono reparador, a prática de exercícios e a gestão do estresse são tão importantes quanto escolher os alimentos certos.
Carla Fiorillo

Fonte: assessoria de imprensa