Pães, massas, batata e arroz são conhecidos por serem carboidratos e, muitas, vezes são eliminados da alimentação por aqueles que buscam por uma dieta mais saudável e balanceada. Mas engana-se quem pensa que o nutriente prejudica a alimentação. Os alimentos proporcionam aumento de glicose no organismo que, por sua vez, são transformados em energia ao corpo, ideais, principalmente, para quem pratica atividades físicas. Encontrados em todo ingrediente de origem vegetal, onde as plantas armazenam carboidratos como fonte de energia devido ao processo de fotossíntese, os nutrientes estão presentes em alguns alimentos com maior e outros menor concentração. A nutricionista da Água Doce Sabores do Brasil, Jaqueline Lopes, indica quais carboidratos podem fazer parte da nutrição sem ser um vilão da dieta.
Pães: O vilão mais famoso da alimentação saudável. Para os fãs deste tipo de alimento, o indicado é substituir o pão francês por uma opção integral ou com grãos. Dessa forma, o produto irá contribuir para o bom funcionamento e regulação do organismo, pois além da opção integral ser um carboidrato complexo, proporcionando uma absorção lenta e garantindo sensação de saciedade por mais tempo, os grãos oferecem uma alimentação rica em fibras auxiliando na flora intestinal.
Chocolate: Incluir chocolates na dieta é uma forma de consumir açúcar para ganho de energia de forma rápida. Porém, o indicado para ter uma nutrição balanceada é apostar em produtos feitos com 70% de cacau, também conhecidos como chocolates amargos. Além do acúmulo de energia, os alimentos com maior concentração de cacau trazem como benefício a proteção das células e prevenção de doenças por conta do seu efeito antioxidante.
Pipoca: Este item pode ser uma surpresa para aqueles que buscam por uma alimentação mais adequada. Sim, a pipoca pode ser incluída na dieta, mas com ressalvas e moderação. Evite produtos industrializados, como aqueles de saquinhos, e aposte em versões mais naturais feitas em panela, com pouco óleo e sal. Por ser rica em fibras, a pipoca auxilia na eliminação de gordura corporal.
Arroz: Para ter uma dieta com fonte elevada de fibras e nutrientes, substitua o arroz branco pelo integral. Isso irá proporcionar uma maior saciedade e uma digestão mais lenta, permitindo um consumo menor do grão, que resultará em uma refeição menos calórica. Sem segredos!
“Todos os alimentos contam com nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Porém, é recomendado consumi-los com moderação, pois tudo em excesso causa mal para o nosso corpo. Os carboidratos são ótimos exemplos disso, já que se consumidos de forma consciente proporcionam energia e facilitam a queima de gordura corporal”, finaliza Jaqueline.
Fonte: assessoria de imprensa