A Maré é um dos bairros mais populosos do Rio de Janeiro, num perímetro pequeno, de 4km2. Nesse sentido, com uma população expressiva do tamanho de um município, em quantidade, histórias, memórias populares brasileiras e diversidade. Assim, através da experiência gastronômica que o Festival Comida de Favela, procura fomentar a identidade, memória e cultura do conjunto de 15 favelas da Maré, o maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro. Realizado pela Redes da Maré, o festival lança luz sobre o seu potencial econômico e empreendedor local.
Durante um mês, a partir desta quinta-feira, 10 de outubro, até o dia 09 de novembro, 16 estabelecimentos estarão compondo o circuito de experiências para o paladar do visitante. Assim, além de experimentarem os pratos concorrentes, aproveitam para conhecer o território e as trajetórias de cada um dos empreendedores. Afinal, é notória a disposição que o local tem para mostrar a força do empreendedorismo, as tradições familiares com a escolha de cada prato. Bem como, a determinação de dar mais um passo além na criação de oportunidades.
A abertura oficial do Festival acontece nesta quinta, 10/10 com uma série de atividades
Coletiva de imprensa (15h), seguida de apresentação dos participantes e pratos (16h). Bem como, aula-show com a chef de cozinha Katia Barbosa (17h) e show com o grupo Samba que Elas Querem (19h). Tudo isso na Casa das Mulheres da Maré, que fica na Rua da Paz, 42, no Parque União, na Maré.
A Maré tem vocação ao ramo de comidas e bebidas, que representa cerca de 40% do comércio local. Segundo dados do Censo Maré (2014), fatia que impulsiona também geração de empregos e renda para o local. Sem falar na grande influência de uma parcela expressiva de imigrantes nordestinos (25,8%) e negros/pardos (62,1%), que se vê representada na escolha dos pratos.
Votação e premiação
A votação é composta metade por júri popular e a outra parte por meio da avaliação de 16 jurados – entre chefes de cozinha, jornalistas, influenciadores, professores, cozinheiros, moradores da Maré e de outras favelas do Rio de Janeiro. Haverá prêmios em dinheiro para os três escolhidos em cada categoria, que serão conhecidos em uma festa, no Parque União.
Ao longo do ano, os estabelecimentos comerciais puderam se inscrever para participar da seleção do evento. Um comitê curador escolheu 16 locais, entre bares e restaurantes. Assim, eles receberam ainda uma consultoria profissional personalizada para se aperfeiçoar e adentrar o festival com novas técnicas e ferramentas para o negócio. Os critérios da seleção foram baseados em tradição e identidade do estabelecimento na Maré; localização; diversidade do prato; qualidade da comida e disponibilidade do empreendimento e do empreendedor em participar do processo.
Serviço do evento
Evento de abertura oficial do Festival: 10/10, quinta-feira
15h: Coletiva de imprensa
16h: Apresentação dos participantes e pratos
17h: Aula-show com a chef de cozinha Katia Barbosa
19h: Show com o grupo Samba que Elas Querem
Local: Casa das Mulheres da Maré. Rua da Paz, 42, no Parque União, na Maré.
O Festival Comida de Favela é realizado pela Redes da Maré em parceria com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, ONS, RioGaleão e Boca Rosa. O projeto está em sua 3ª edição e é fruto da experiência do projeto Maré de Sabores, que atua no fortalecimento de grupos de mulheres, moradoras da Maré. Nesse sentido, através de qualificação profissional e geração de trabalho e renda, além de liderar um negócio social, o Buffet Maré de Sabores.
Fonte: assessoria de imprensa